Hi-Fi é uma tecnologia criada para melhorar a qualidade do áudio reproduzido em diversos aparelhos, tais como caixas de som, amplificadores e até mesmo fones de ouvido. A estrutura é positiva para quem procura mais imersão no som, mas pode não soar tão bem ao conferir os preços altos dos acessórios.
Fone de ouvido: descubra mitos e verdades sobre o acessório
A seguir, entenda o que é o Hi-Fi e se diferencial para os audiófilos. A tecnologia busca principalmente melhorar a qualidade de faixas de música, ou até mesmo de álbuns inteiros.
O que é o Hi-Fi
A sigla Hi-Fi vem do inglês e significa "Alta Fidelidade" (High Fidelity). Como o próprio nome deixa claro, o som Hi-Fi é aquele reproduzido com o máximo de fidelidade possível ao som real, com o mínimo de ruído ou distorções.
Os equipamentos de som destinados a reproduzir um áudio com essa tecnologia fazem uso da estereofonia, que significa que aquele som tem dois ou mais canais de áudio. Isso também é conhecido como som estéreo. Quem se dedica a produzir e comprar aparelhos com o selo “Hi-Fi” são, principalmente, os chamados audiófilos, que prezam até mesmo pelo menor ganho de qualidade possível.
Tanto os aparelhos que gravam os sons Hi-Fi quanto os que reproduzem são aparelhos High-end, ou seja, de alta qualidade. Assim como a qualidade, o preço também é bastante alto. Tais dispositivos diminuem ao máximo os estágios para reprodução do áudio, reduzindo assim as interferências que o som terá na saída.
Gravações especiais
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Uma curiosidade sobre essa tecnologia é que as gravações sempre são feitas ao vivo e usam equipamentos especiais de captação e gravação. Além disso, não é utilizado nenhum tipo de efeito sonoro. Esse tipo de gravação tem por objetivo captar também a sensação de se ouvir uma música ao vivo.
Ao reproduzir um som Hi-Fi o usuário é capaz de saber a localização de cada instrumento no palco, bem como a sua profundidade, altura e até mesmo a distância do microfone que capturou o áudio. Por isso mesmo, o tipo de música mais comum com essa tecnologia é a música clássica, o jazz e o blues.
Confiabilidade
Praticamente todos os aparelhos compatíveis com a tecnologia Hi-Fi passam por testes de audição às cegas. Isso porque, em sua maioria, o ganho de qualidade é mínimo e praticamente imperceptível para ouvidos menos treinados. Muitas vezes, a simples menção de uma marca mais conceituada faz os ouvintes terem a sensação de que o som é melhor, quando na verdade não é.
Por isso os testes cegos são tão importantes nesse tipo de tecnologia, pois é através deles que a indústria sabe que realmente a qualidade do áudio reproduzida é bem próxima da realidade.
Fone de ouvido Bluetooth: qual o melhor custo-benefício? Opine no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- CS 1.6 e CS:GO: veja referências ao Brasil nos jogos da franquia
- Topsy sai do ar dois anos após Apple adquirir ferramenta de análise
- Conheça Hitman 3, novo jogo da série que chega ao PS5, PS4, Xbox e PC
- Facebook cria centro inédito de programação no Brasil; conheça o Estação Hack São Paulo
- Google estaria planejando oferecer canais de TV no YouTube Unplugged
- Cinco curiosidades sobre El Gato, streamer de Free Fire no YouTube
- Seis celulares com as melhores baterias ? venda no Brasil
- Clash Royale: como usar o Stats Royale e ver baús, decks e estatísticas
- Melhores jogos lançados no Nintendo Switch em 2019
- Confira os requisitos e veja dicas para mandar bem em House Flipper