O Xperia C é um smartphone dual-chip da Sony que atrai usuários em busca de uma experiência consistente de software e câmera para um aparelho vendido na casa dos R$ 700. Mas, sendo ele um dispositivo intermediário, não levou prioridade na hora de receber atualizações e, hoje, ainda equipa o mesmo Android 4.2 (JellyBean) instalado de fábrica. A boa notícia é que há maneiras não-oficiais de baixar um sistema mais moderno no celular, que funcionam bem. Veja os prós e contras do procedimento.
Veja se vale a pena ‘forçar’ a atualização do Android no Galaxy Ace
Instalar um sistema mais moderno no seu Xperia C significa usar uma ROM customizada. Se você nunca ouviu falar nisso, é provável que o processo de instalação se mostre complicado demais – o mesmo vale para fazer root, aplicar uma recuperação customizada e realizar backup da imagem do aparelho. A primeira dica, portanto, é se familiarizar com isso tudo antes de entrar no mundo do XDA Developers.
É nesse fórum especializado onde estão todas as informações que você precisa, incluindo os arquivos de instalação do sistema customizado. No caso do Xperia C, há somente uma ROM testada o suficiente para não oferecer riscos ao usuário e que entrega o Android 4.4 (KitKat). Mas, há sempre pontos positivos e negativos a se considerar.
Prós
Com um sistema baseado no KitKat, o usuário poderá aproveitar aplicativos na Google Play disponíveis só para essa versão do sistema, além de uma gestão de memória RAM melhor para abrir vários aplicativos ao mesmo tempo. As mudanças visuais são pequenas, portanto não condicione a sua escolha a aspectos meramente estéticos.
Há ainda uma grande vantagem dessa ROM KitKat para Xperia C frente a outras mais famosas disponíveis para diferentes smartphones, como a CyanogenMod: no lugar do Android puro, o sistema alternativo traz a interface já conhecida da Sony, incluindo suporte completo à Bravia Engine e ao Modo Stamina, por exemplo. Há ainda algumas funções extras, como acesso ao botão de energia pela barra de navegação no touchscreen.
Contras
Os pontos negativos giram principalmente em torno de possíveis bugs. Embora esse sistema tenha se mostrado estável, a possibilidade de ele apresentar problemas uma vez ou outra é alta. Além disso, há sempre questões de segurança a se considerar: como não há uma organização confiável como a Cyanogen por trás do projeto, é preciso ficar atento às modificações feitas pelo desenvolvedor para não cair em armadilhas.
Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo
Outra desvantagem fica por conta da garantia de fábrica, que é anulada quando um sistema não-oficial é instalado no aparelho. Portanto, verifique a data da compra do seu Xperia C antes de prosseguir com a
No fim das contas, instalar o Kitkat de forma alternativa em um Xperia C não traz tantas vantagens assim, deixando a tarefa mais afeita a quem já está acostumado a se aventurar pelo universo das ROMs customizadas e quer experimentar algo diferente no aparelho. De qualquer modo, vale ficar atento para o surgimento de uma versão baseada no Android 5.0 (Lollipop), que é a mais inovadora desde a 4.0 (Ice Cream Sandwich) – aí, sim, valerá a pena mudar o sistema para melhorar a experiência de uso do smartphone.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Team One representará a América do Sul na WCA de Counter-Strike
- Como mudar o usuário e a senha do roteador da TP-Link pelo celular
- 'Vai Brasil': Facebook libera funções especiais para a Copa do Mundo
- Samsung Odyssey vs Acer Nitro 5: veja a ficha técnica dos notebooks gamer
- Xperia M2 e M2 Aqua: conhe?a a diferen?a entre os smartphones Sony
- Como passar antivírus no pen drive? Veja como limpar o dispositivo
- Minecraft Dungeons: testamos a versão beta do lançamento da Mojang
- Os 10 melhores jogos de RPG lançados até 2021, segundo o Metacritic
- Instagram: como compartilhar posts de amigos no Stories
- Novo cabo para iPhone promete ser o mais resistente do mundo