A oferta de download gratuito do Windows 10 acabou no dia 29 de julho de 2016, na data em que o sistema operacional completou seu primeiro ano. Mesmo assim, muitos usuários não atualizaram seus dispositivos para a nova versão, optando por manter as edições antigas. Nestes casos, a Microsoft oferece opções para as pessoas que ainda querem manter seus computadores atualizados.
Os arquivos do Windows 10 podem ser baixados normalmente, mas a oferta de atualização gratuita só é válida para os usuários que efetivamente instalaram o sistema antes do vencimento do prazo.
Quem criou mídias de instalação, como DVDs ou pendrives, mas não atualizou seus sistemas, não pode mais aproveitar a nova versão de graça.
4. Novas instalações
Os usuários que instalaram o Windows 10 mas, por algum motivo
... , reverteram para suas edições antigas do software ainda tem o direito de fazer a instalação. Nestes casos, não é preciso ter uma chave de produto válida, já que a Microsoft pode reconhecer se o hardware é o mesmo usado na instalação anterior e permitir uma nova automaticamente.
5. Arquivos de instalação
A mídia de instalação do Windows 10 pode ser baixada livremente pelos usuários que desejam instalar o sistema operacional. Neste caso, se for usado pela primeira vez, é necessário inserir uma chave de produto válida para usar a ferramenta.