A realidade virtual voltou para os games com força em 2016, graças a aparelhos como Oculus Rift, HTC Vive, ambos no PC, e o recém-lançado PlayStation VR, do PS4. Games dos mais diversos foram lançados para aproveitar a tecnologia de imersão, alguns divertidos, outros nem tanto. Relembre os melhores:
Eagle Flight foi um dos grandes lançamentos para a realidade virtual em 2016. O jogo da Ubisoft mostrou as reais capacidades da tecnologia no PS4 e no PC. No controle de uma águia, o jogador deve sobrevoar Paris, na França, e realizar missões.
Eagle Flight (Foto: Divulgação/Ubisoft)
O game tem grande imersão, apesar de não ser exatamente um primor de gráficos. Porém, o visual não é exatamente o foco, mas sim a jogabilidade criativa e os outros modos, como o multiplayer, que são bem inspirados.
EVE Valkyrie é mais uma produção do estúdio CCP, que nos trouxe o MMORPG chamado EVE Online, que por sua vez já faz grande sucesso no PC. Com EVE Valkyrie a ideia é expandir esse universo com um jogo independente.
EVE Valkyrie (Foto: Divulgação/CCP)
No controle de pilotos de caça, o jogador deve combater no espaço desconhecido outras facções, em partidas multiplayer muito inspiradas. O título não tem ligação direta com o EVE Online em termos de jogabilidade, apesar de se passar no mesmo universo. Porém, a realidade virtual aqui é uma grande jogada.
Keep Talking And Nobody Explodes – PC, PS4
Keep Talking And Nobody Explodes é um dos jogos mais inteligentes dos últimos anos. A premissa é bem simples: enquanto um jogador tenta desarmar a bomba, prestes a explodir, outros o ajudam com instruções do tipo “corte o fio verde” ou “evite tocar nos contatos”.
Keep Talking And Nobody Explodes (Foto: Divulgação/Steel Crate Games)
O grande problema é que, no game padrão, tudo isso deve ser feito em duas telas separadas, o que causava alguns contratempos na hora de jogar. Com um visor de realidade virtual, é possível dividir o mesmo espaço que outros jogadores, cada um em uma tela – um na TV/monitor e outro com o VR na cabeça.
Until Dawn Rush of Blood – PS4
O game de horror Until Dawn foi um dos “sucessos inesperados” do PS4 em 2015. Agora a série retorna com outra premissa, deixando de lado o terror adolescente e colocando o jogador para vivenciar momentos de sust
... o com o PlayStation VR na cabeça. A nova aventura é “em trilhos”, ou seja, não é possível explorar livremente o cenário, mas sim acompanhar a câmera.
Until Dawn Rush of Blood (Foto: Divulgação/Sony)
Until Dawn Rush of Blood tem boas sacadas e uma jogabilidade equilibrada, que alterna entre momentos de tensão e outros até engraçados. O game faz bem o seu “serviço” de dar sustos aos mais incautos.
Robinson The Journey – PS4
Robinson The Journey não é exatamente o melhor jogo do mundo, mas é uma experiência muito competente e muito bem produzida para o PlayStation VR, o visor de realidade virtual do PS4. Ele é inspirado pelo livro Robinson Crusoé, tentando repetir a história, mas em um cenário futurista.
Robinson The Journey (Foto: Divulgação/Crytek)
No comando do jovem Robinson, os jogadores caem em um planeta desconhecido, repleto de dinossauros, e precisam aprender a sobreviver no ambiente hostil. É possível explorar tudo com detalhes e ver os dinos e outras ameaças em primeira pessoa, com grande imersão.
The Lab – PC
The Lab é uma ótima sacada da Valve para o uso de óculos de realidade virtual em sua plataforma Steam. Trata-se de um conjunto de minigames e cenários interativos, que se passa no mesmo universo de Portal, para que o jogador explore.
The Lab (Foto: Divulgação/Valve)
The Lab tem boas experiências e permitirá ser atualizado no futuro. Não é exatamente um jogo no seu formato mais clássico, mas uma plataforma com serviços interativos para os fãs da empresa.
Job Simulator – PC, PS4
Job Simulator é engraçado e inusitado como deve ser. Afinal, quem espera trabalhar enquanto joga? Essa é a premissa do game, que te coloca dentro de um escritório, para realizar tarefas corriqueiras e “chatas”.
Job Simulator (Foto: Divulgação/Owlchemy Labs)
Em Job Simulator você começa seu primeiro dia na empresa “dos sonhos”, totalmente controlada por robôs, e precisa lidar com seus colegas de trabalho e tarefas diárias, como, por exemplo, comer uma rosquinha, preparar café e ligar o computador. No PS4 ele faz bom uso dos controles PlayStation Move.
Arizona Sunshine – PC
Arizona Sunshine é o jogo mais recente desta lista e, por enquanto, exclusivo de PC. Ele é um game de sobrevivência com zumbis, em um universo devastado pela praga. Seria apenas mais um título de horror com sobrevivência, se não fosse pela imersão que a realidade virtual causa.
Arizona Sunshine (Foto: Divulgação/Vertigo Games)
Com bons gráficos e história cheia de ação, Arizona Sunshine surpreende pelos cenários, personagens, nível certo de horror e sustos, além do combate bem inspirado. O título é um dos melhores de VR disponíveis no Steam atualmente.