Diablo completou 20 anos em 31 de dezembro de 2016. Lançado originalmente em 1996, o game da Blizzard chegou ao PC e fez muito sucesso, a ponto de ganhar duas sequências e expansões. Confira dez curiosidades sobre o primeiro título da série.
Diablo: veja curiosidades e easter eggs de todos os jogos da franquia
Criou o “gênero Diablo”
O "gênero Diablo" ou "rogue like", foi inaugurado por Diablo de forma involuntária. Ele é designado como um gênero de jogos onde cada partida é totalmente diferente da outra, graças à geração de fases de forma aleatória.
Assim, outros jogos mantiveram a tendência de diversos estilos após o sucesso do primeiro Diablo e de suas sequências. Alguns dos games “rogue like” mais recentes são Torchlight e FTL: Faster Than Light.
Jogo procedural
E por falar em “geração procedural”, vamos explicar o que é isso: é uma forma de criar o game e fazer com que a experiência seja única para cada jogador. Assim, se o personagem morrer e começar uma nova aventura, dificilmente ela será igual à anterior.
Assim como o estilo rogue like, o jogo procedural foi herdado por diversos outros jogos lançados após Diablo. Até Minecraft utiliza esse sistema, para criar mundos únicos a cada partida.
Diablo nos PCs, mas também nos consoles
Em 1998, dois anos após o lançamento original, Diablo chegou aos consoles. Na verdade, apenas um: o PlayStation, da Sony, que estava fazendo enorme sucesso no mercado na época.
A versão para o PSOne não foi desenvolvida pela Blizzard, mas trouxe todos os elementos que estavam presentes originalmente na edição para PC. A maior diferença, claro, era o controle no joystick, que permitia mover o personagem de forma livre, e não a partir de toques no mapa com o mouse.
O nascimento do “Cow Level”
O famoso “Cow Level” era um nível escondido em Diablo onde o jogador enfrentava vacas. A brincadeira ficou tão famosa e ganhou grande proporção a ponto de ganhar homenagens e referências ou citações em outros jogos, filmes e séries. Até mesmo em Diablo 3 temos algo parecido com o clássico “Cow Level”.
Diablo da Marvel
David Brevik, um dos criadores de Diablo e considerado um dos principais “pais” do jogo, saiu da Blizzard há algum tempo e hoje trabalha com a Gazillion, outra empresa de games. Recentemente, Brevik criou o game Marvel Heroes Online, que é muito semelhante a Diablo, mas com o visual dos personagens de quadrinhos.
Em entrevista ao TechTudo, Brevik chegou a comentar que trouxe muitas das ideias de Diablo para seu jogo mais recente, e disse ainda que foi uma das principais inspirações. A jogabilidade é extremamente similar, mas com gráficos mais modernos.
Telengard, o “pai” de Diablo
Telengard é declaradamente o jogo que inspirou a criação de Diablo. O título é um RPG para computadores que foi lançado em 1982 e foi o game que levou a Blizzard a ter algumas ideias para sua aventura infernal.
Em Telengard, o jogador controla um herói dentro da masmorra, que deve vencer os desafios e acabar com os monstros. Os cenários e gráficos eram muito simples, mas, para sua época, eram o que havia de melhor.
O retorno em Diablo 3
Para comemorar os 20 anos da série, Diablo 3 vai receber conteúdo inédito, recriando todo o primeiro game nele. The Darkening of Tristram será um capítulo extra de Diablo 3, trazendo a aventura original.
A novidade é tão nostálgica que chega a recriar alguns sistemas específicos do primeiro jogo, como a movimentação com menos animações do personagem do jogador. Os monstros também serão os mesmos, com designs que lembram suas contrapartes de Diablo.
Expansão fora da Blizzard
Diablo recebeu a expansão Hellfire que não foi criada pela Blizzard, mas sim pela Sierra Entertainment, empresa muito conhecida por jogadores e fãs de jogos de computador entre a década de 90 e início dos anos 2000.
Por conta disso a expansão não é tão mencionada e nem utilizada pela Blizzard em materiais promocionais. Ainda assim, o Monge, que nasceu em Hellfire, foi uma das classes jogáveis em Diablo 3.
Jogo do ano em 1996
Diablo foi eleito o “Jogo do Ano de 1996” por diversas publicações da época, mesmo algumas que sequer existem mais. Apesar de ter sido lançado no último dia do ano, o game da Blizzard foi tão querido que sites e revistas publicaram sua eleição apenas em janeiro do ano seguinte.
Mudança no desenvolvimento
Diablo 1 não seria um jogo de RPG de ação, mas sim com batalhas em turnos, similar a outros clássicos da época, como Final Fantasy e Dragon Quest. A mudança de ideia no estilo de jogabilidade veio com a inspiração em outro jogo de sucesso da Blizzard: Warcraft Orcs & Humans. Este e outros pequenos detalhes são discutidos por produtores da Blizzard em um documentário oficial, apenas em inglês, que você pode assistir abaixo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
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