A AMD anunciou a segunda geração da tecnologia FreeSync, patrocinada pela marca, e que visa reduzir o chamado screen tearing, efeito que pode ser caracterizado como um “rasgo” na imagem, criado porque a tela não consegue acompanhar a taxa de atualização de imagem produzida pela placa de vídeo. Chamada de FreeSync2, a nova geração continua open-source e aposta na compatibilidade com o HDR para continuar mantendo a frente diante do padrão concorrente, o G-Sync, mantido pela NVIDIA.
PC gamer: confira as melhores placas de vídeo disponíveis no Brasil
O detalhe interessante sobre o FreeSync2 é que, a rigor, a AMD apresenta poucas novidades em relação ao que, supostamente, a tecnologia devia realizar: a sincronia perfeita entre monitor e placa de vídeo para prevenir artefatos de imagem e produzir efeitos negativos, como percepção de atrasos entre comandos do jogador e ações na tela.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
Ao contrário, o FreeSync2 abriga uma série de novas tecnologias que visam acelerar e melhorar a performance de monitores compatíveis com HDR e operem ao lado de placas de vídeo da AMD. A ideia, basicamente, é que o FreeSync2 seja um conjunto de ferramentas presentes nos drivers das Radeon e que permitam que o processo de criação de imagens HDR pela placa de vídeo seja realizado com maior velocidade e qualidade.
A medida é interessante porque aumenta o escopo do FreeSync, que deixa de ser apenas uma tecnologia de sincronia entre monitor e placa de vídeo, e oferece estruturas interessantes para preparar as placas da AMD para rodar em telas com HDR, tendência aguardada para os monitores lançados ao longo de 2017.
É inte
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- AMD Radeon HD R7 M265 ou Nvidia Geforce 840M, qual é a melhor placa?
- Arena of Valor e Mobile Legends: cinco MOBAs grátis para jogar no celular
- Galaxy A3 e Galaxy S5 mini frente a frente: qual leva a melhor?
- AMD anuncia Ryzen Threadripper mais em conta para competir com Intel
- Tecnologia ultrarrápida de SSDs da Intel é compatível com MacBooks
- Resumo da Semana: Doom e Street Fighter 5 foram os destaques
- MacBook Pro 2016 não terá leitor para cartão SD; veja qual opção usar
- Mario e Sonic estrelarão game das Olimpíadas que terá futebol e surf
- 5 jogos que tentaram entrar nos esports, mas não conseguiram
- AMD divulga mais detalhes da CPU Zen que promete competir com Intel