Uma pesquisa da Microsoft revela que grande parte dos brasileiros já foi exposta a pelo menos um risco online, como o doxxing — abreviação do termo “dropping box”, que pode ser interpretado como “liberação de documentos”. O abuso é temido por mais de 50% dos usuários no Brasil e gera mais preocupações com as consequências do que os riscos de danos à reputação pessoal ou discriminação.
O que fazer em caso de bullying e assédio no Facebook
O dado é resultado do Índice de Cidadania Digital feito pela Microsoft e revelado no último 7 de fevereiro, Dia da Internet Segura, junto a campanha “Por Uma Internet Melhor”. O estudo também aponta que interações negativas online podem gerar perda de confiança e privação do sono e que 67% dos usuários não sabem como conseguir ajuda caso sejam expostos na web.
A pesquisa
Para examinar as reações de usuários mundiais quanto a interações online, o Índice de Cidade Digital, realizado em junho de 2016, entrevistou jovens e adultos de 13 a 74 anos de 14 países, entre eles o Brasil. Os participantes foram convidados a responder perguntas sobre riscos e exposições que têm ocorrido em suas vidas e quais as consequências dos atos que cada um presencia.
O resultado foi dividido em quatro áreas problemáticas: reputação, comportamento, sexo e pessoal/intrusivo. Esta última apresentou a maior taxa de riscos dos usuários (50%) e inclui o problema mais citado pelas pessoas ouvidos pela pesquisa: contato indesejado (43%).
Brasil em risco
No total foram apresentados 17 riscos que as pessoas passam no ambiente online e a média mundial de contato com eles foi de 2,2. Entretanto, no caso do Brasil o número ficou acima dos resultados internacionais na maioria das ameaças: 71% dos entrevistados no país afirmam já terem sido expostos a pelo menos um risco. Destes, 67% sofreram alguma consequência após a situação. Além disso, o doxxing mostrou ser a maior preocupação de 59% dos brasileiros.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
O que é doxxing?
Como já citado, o termo doxxing pode ser traduzido como uma “liberação de documentos”. A ação é uma forma de chantagem para revelar informações pessoais e sensíveis sobre alguém como endereço, telefone e fotos comprometedoras. Muitas pessoas públicas, principalmente políticos, já foram vítimas da ameaça, que tem como objetivo destruir a reputação do usuário online.
E nos outros países?
Em escala global, 50% dos entrevistados demonstram muita preocupação com a vida online, mas 62% não sabe como conseguir ajuda em casos de exposição. Neste ponto, dependendo da consequência, diversos países já possuem leis para procurar e punir os responsáveis pela ação.
As principais ameaças que os usuários do mundo todo relatam é o contato indesejado, o tratamento de forma maldosa, a trolagem e o recebimento de mensagens sexuais indesejadas. Na lista completa também estão problemas como assédio online, discurso de ódio e cyberbullying.
Os maiores níveis de civilidade digital foram identificados no Reino Unido, na Austrália e nos Estados Unidos. Já os resultados mais alarmantes vieram da África do Sul, do México e também da Rússia.
“Aconteceu comigo”
Os 17 riscos que a pesquisa da Microsoft resultou pertencem a pelo menos um grupo entre: reputação, pessoal/intrusivo, comportamental ou sexual. Confira a lista completa das ameaças mais citadas:
1) Contato indesejado – 43%
2) Tratado de forma maldosa – 22%
3) Trolagem – 21%
4) Receber mensagens sexuais indesejadas – 21%
5) Assédio online – 17%
6) Discurso de ódio – 16%
7) Pedido sexual – 15%
8) Enviar mensagens sexuais indesejadas – 12%
9) Doxxing – 12%
10) Discriminação – 10%
11) Cyb
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- O que esperar da CES 2016? Veja possíveis novidades de Samsung, Sony e outras
- Como mandar fotos da Internet para os amigos no WhatsApp
- Google proíbe aplicativos de mineração de moedas na Play Store
- Samsung anuncia Galaxy M40 com câmera de selfie dentro da tela
- Notebook Acer Aspire E5 é bom? Conheça especificações e preço no Brasil
- YouTube lança Shorts, ferramenta de vídeos curtos rival do TikTok
- iPhone 6S de ouro preto é vendido por R$ 10 mil; veja fotos
- Como programar uma smart TV AOC para desligar sozinha na função timer
- AIO 700 é o PC com tela de 27 polegadas e resolução 4K da Lenovo
- Facebook libera áudio espacial e vídeo ao vivo em 360º para perfis e páginas