A fabricante, que já usa o Android TV em seus aparelhos, será a primeira a adotar a nova geração do assistente de voz em televisores. Até o momento, o sistema funciona apenas dentro do Allo, o mensageiro do Google concorrente do WhatsApp, nos celulares Google Pixel e Pixel XL e nos novos smartwatches da LG, Watch Sport e Watch Style.
Sony é a primeira fabricante a colocar Google Assistant em TVs (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
Diferente do que acontece nos celulares, o comando “Ok, Google” não funcionará sozinho. O usuário precisará pressionar um botão no controle remoto para que o Assistente registre as pesquisas. Quem tiver o alto-falante Google Home poderá se comunicar com a TV sem apertar o botão.
O funcionamento geral, no entanto, será bastante parecido ao dos smartphones. Depois de apertado o botão, o usuário pode fazer perguntas e controlar outros aparelhos do Google Home pelo sistema de voz, que consegue manter uma conversa dinâmica com o interlocutor. Nas Smart TVs, o Assistant terá recursos específicos, como mudança de canal, controle de volume e exibição de programas.
Linha Bravia A1E, com display OLED 4K, contará com Google Assistant (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
O recurso estará presente na nova linha Bravia A1E, composta por aparelhos com displays OLED 4K, que foi apresentada na CES no início de janeiro. É possível que a companhia disponibilize a atualização para outros modelos, já que o processador top de linha
... X1 Extreme, que alimenta a TV Z9D e a A1E, também está sendo adicionado e televisores como X930E, X940E, X800E, X850E e X900E.
Embora a Sony tenha saído na frente, é certo que outras fabricantes de TV seguirão o mesmo caminho. Em um post do Google publicado no início do ano, a gigante de buscas afirmou que o Assistant será visto em breve em aparelhos Android TV como AirTV Player, Sharp Aquos, Sony Bravia, Xiaomi Mi Box e Nvidia Shield.