Dicas Teste 'Qual Celebridade Você Se Parece?' recebe alerta de privacidade

A Kaspersky Lab, agência de segurança virtual, emitiu um alerta de privacidade sobre o teste online da VonVon “Qual celebridade você se parece?”, popular entre os usuários do Facebook. Dessa vez não se trata de nenhum vírus ou ações que comprometam dados financeiros. O problema apontado por analistas, nesta quinta-feira (30), está nos termos concordados pelo internauta na hora do acesso, que coletam informações pessoais na rede social, seja no computador ou no celular. Segundo pesquisa da empresa, 63% dos entrevistados não prestam atenção em ler o contrato de licença ao instalar um aplicativo, o que pode comprometer seus dados e encaminhar as informações para uso comercial.

Twitter muda regra do tradicional limite de 140 caracteres para reply

Teste da Vonvon que descobre qual celebridade parece com você tem alerta de privacidade da Kaspersky Lab (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para entender melhor, o teste da Vonvon funciona da seguinte forma: o usuário acessa o site e precisa conectar-se ao Facebook para descobrir com qual celebridade se parece. Em seguida é necessário concordar com o compartilhamento de informações para continuar o acesso, e é nesse ponto que entra a falta de atenção. Muitos nem param para ler e já clicam no botão de “concordar” ou “continuar”.

O teste coleta informações públicas como nome, foto de perfil, idade, gênero, país, além de outros dados não obrigatórios, como ter acesso à sua lista de amigos, e-mail e até outras imagens suas — que você pode não concordar, por qualquer motivo. Só depois de concordar que o site permite escolher uma de suas fotos para fazer a comparação com uma celebridade e exibir o resultado.

Sendo assim, essa informações capturadas, ainda que públicas, deixam de ser apenas exibidas no seu perfil para serem usadas com outros fins pelos desenvolvedores dos aplicativos de testes e jogos.

Para onde vão os seus dados

No caso da Vonvon, segundo a Kaspersky Lab, ao aceitar os termos, o site que oferece os testes tem acesso aos dados para uso na divulgação de produtos via e-mail marketing. Essas informações também podem ser aproveitadas para outros fins de publicidade, que não são tão específicos, e há a possibilidade de envio para outras empresas ou indivíduos, na busca por otimizar serviços. Procurada pelo TechTudo, a Vonvon não respondeu aos pedidos de comentários sobre o alerta de privacidade. 

Compartilhamento de dados do Facebook ao logar com teste online (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Segundo o analista de segurança da Kaspersky Lab, Roberto Martinez, é comum que usuários não pensem nos riscos envolvidos ao clicar em aplicativos muito populares. “Muitas vezes, estes [apps] são usados como um gancho para obter permissão para acessar informações confidenciais de usuários e outras pessoas – como contatos, mensagens privadas, localização  para fins comerciais”, completa.

O usuário precisa estar atento em todos os sites ou convites de apps — não necessariamente ao teste da celebridade —, já que isso pode acarretar um risco maior se houver má f

... é do desenvolvedor. Dependendo do tipo de acordo, alguns sites instalam outros aplicativos, mudam configurações do sistema ou até fazem publicações no seu nome no Facebook, o que pode ser incômodo e indesejado.

Como se proteger?

O primeiro passo é dar uma boa lida nos termos assinalados ao instalar um novo aplicativo, principalmente com login em redes sociais que já tem dados pessoais. Saiba que você pode editar as informações compartilhadas com o site, desmarcando o que não for obrigatório. Não aceite qualquer convite para jogos ou aplicativos nas redes sociais, mesmo aquelas enviadas por amigos, sem ler.

Você pode editar permissões nos aplicativos salvos no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Caso você não se lembre mais de quais permissões deu aos apps, é fácil verificar quais aplicativos estão conectados ao seu Facebook e remover possíveis acessos prejudiciais à sua privacidade. Aproveite essa mesma configuração para impedir que apps publiquem algo visível no feed.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo