O sinal de TV analógico já foi desligado no Distrito Federal e em São Paulo. Ainda em 2017, os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará também devem passar pela mudança. Para continuar assistindo TV normalmente o usuário deve ter um televisor digital ou um conversor.
Caso esteja na dúvida se sua TV está pronta para as alterações de sinal no país confira, a seguir, três dicas para descobrir se um aparelho é digital. Vale ressaltar que todas as Smart TVs têm o conversor embutido, ou seja, não sofrerão com o fim do analógico.
Em dúvida se sua TV é digital? Veja dicas para descobrir detalhes do televisor (Foto: Pond5)
Selo DTV
Todas as TVs e conversores com sinal digital recebem um selo DTV, o que indica que o fabricante é associado ao Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre. Se seu televisor possui o certificado, provavelmente indicado na caixa ou no manual do produto, o aparelho é digital.
Selo DTV indica se televisor está preparado para sinal digital (Foto: Divulgação/Sony)
Ano de fabricação
TVs de LED, LCD ou Plasma fabricadas em 2010 ou antes têm grandes chances de não receberem o sinal digital. Para confirmar a configuração é importante conferir o manual do aparelho ou entrar em contato com a fabricante e informar o nome do modelo.
Se o seu televisor for mais recente, a partir de 2010, provavelmente ele é digital, mas também vale confirmar a especificação para evitar problemas quando a mudança chegar na sua cidade. As principais fabricantes com TVs à venda no Brasil, entre elas Samsung, Sony, Panasonic, LG, Philips e Philco oferecem aparelhos com o sinal atualizado.
Modelos
Ano de fabricação e modelo são importantes para conferir se há sinal digital (Foto: Divulgação/Philips)
As TVs de LED, LCD e Pl
... asma podem ou não receber o sinal digital dependendo do ano de fabricação, como indicado no item anterior. Já no caso de televisores de tubo, com a parte traseira maior, a regra é única: os aparelhos não são digitais.
Neste caso, é possível instalar um conversor digital na TV de tubo ou, se preferir se desfazer do aparelho, descartá-lo em um local apropriado como ONGs e cooperativas que trabalham com a coleta de lixo eletrônico. Nesta lista você encontra empresas que reutilizam peças em alguns dos estados que têm a mudança prevista.