O Flock, aplicativo de comunicação entre equipes, anunciou na segunda-feira (3) o Detector de Notícias Falsas. A ferramenta identifica sites pouco confiáveis que o usuário tente compartilhar e alerta sobre o risco da informação não ser verdadeira. O recurso tem um banco de dados internacional com mais de 600 fontes e recebeu URLs brasileiras que também apresentam risco de conter declarações não verificadas.
Segundo o rival de aplicativos como Slack e WhatsApp (principal distribuidor de boatos da Internet), notícias falsas, assim como as verdadeiras, podem impactar em decisões de uma empresa, caso não sejam identificadas previamente. Por isso, o Detector tem integração mundial e sinaliza sites internacionais e nacionais já cadastrados em um banco de dados. Atualmente, o Flock tem mais de 600 fontes suspeitas de todos os países, sendo 17 endereços brasileiros.
App de comunicação entre equipes ganha Detector de Notícias Falsas (Foto: Divulgação/Flock)
Ao tentar compartilhar um link no Flock, desde que seja de um site cadastrado no banco de dados do Detector de Notícias Falsas, a ferramenta automaticamente identifica o conteúdo e sinaliza ao usuário com uma barra vermelha e um ícone grande ao lado da URL na caixa de mensagens. Após o alerta, fica a cargo de quem está enviando o link decidir se mantém o compartilhamento ou não.
Detector de Notícias Falsas alerta automaticamente sobre site suspeito (Foto: Divulgação/Flock)
Contra boatos
Além do Flock, outras plataformas que perm
... item compartilhar sites também adotaram medidas contra as informações falsas ou não verificadas. Em parceria com organizações jornalísticas, o Facebook e o Google lançaram filtros e etiquetas para evitar a propagação de boatos. Já o Snapchat atualizou suas diretrizes de notícias para conter publicações sensacionalistas.