Sniper Ghost Warrior 3 é o novo game da franquia para Xbox One, PS4 e PCs. O título coloca o jogador no controle de um atirador que atua em uma batalha entre três facções, em plena Europa Contemporânea. O TechTudo teve a oportunidade de testar a versão beta do game e conta tudo. Confira:
A cautela é sua maior aliada
Há diversos games que "obrigam" o jogador a agir sorrateiramente para cumprir determinados objetivos. Entretanto, muitas das vezes essa cautela é quebrada, seja pela falta de paciência ou pela praticidade que é resolver tudo pelo confronto direto. Mas em Sniper Ghost Warriors 3 isso não é uma boa opção.
A começar pelo grau de dificuldade do jogo. Enquanto 90% dos FPS – em uma dificuldade normal – permitem ao jogador levar uma saraivada de tiros e escapar com vida, em SGW 3 é difícil não bater as botas depois depois de dois ou três tiros. Isso praticamente obriga o jogador a agir com o dobro de cautela, levando-se em conta, também, o posicionamento de check points, que quase sempre são bem afastados do objetivo atual.
Essa distância é outro fator importante para saber agir sorrateiramente no game. Eliminar um oponente pode passar despercebido por outros inimigos, mas, à medida que os corpos começam a se entulhar pela região, tropas são alertadas e o reforço é imediato. Sendo assim, é preciso analisar minuciosamente cada um de seus adversários para elaborar a estratégia. Porém, devido ao enorme mapa, não é simples fazer tudo isso, já que a utilização de carros e outros veículos pode chamar a atenção de tropas inimigas.
Um imenso mapa recheado com um belo visual
O mapa de SGW 3 chama a atenção. De longe é um dos maiores entre os atuais jogos de mundo aberto. Porém, em nossos testes, muitas regiões estavam bloqueadas, não sendo possível verificar elementos como a diversidade de terrenos e animais. Mas, mesmo com cerca de 1/8 de mapa livre para a exploração, é de se espantar pelo seu tamanho.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
A ambientação do jogo facilita as ações sorrateiras. Há muitas florestas, montanhas, e regiões devastadas que proporcionam ataques furtivos. E todos esses elementos foram muito bem produzidos, elevando o grau de realismo para o patamar mais alto dos atuais títulos do gênero.
Os efeitos sonoros também abrilhantam o game. Graças a eles, é possível localizar um oponente e saber a sua localização. Em nossos testes, foi possível escutar um latido vindo de trás, o que ajudou a localizar a exata posição de uma matilha de lobos. Dessa forma, o uso de um headset é quase uma obrigação para se dar bem no jogo.
Talvez a unica crítica em relação ao visual seja por parte de seus oponentes. O velho problema de inimigos quase iguais complica um pouco, principalmente em momentos com muitos inimigos, onde não sabemos exatamente quem foi eliminado e quem continua vivo.
Um drone como fiel companheiro
Uma novidade em Sniper Ghost Warrrior 3 é a possibilidade de utilizar um drone. Com ele, é possível mapear inimigos em uma determinada área e visualizar o ambiente que você vai explorar. Em contrapartida, a utilização do acessório pode chamar a atenção de seus inimigos e estragar seus planos.
Em nossos testes, podemos marcar diversos oponentes em uma área abandonada, para mapear seus movimentos e localização. Com isso, ficou mais fácil adentrar a região e determinar uma estratégia de avanço para alcançar o objetivo, que era destruir um arsenal inimigo. É uma excelente opção que agrega bastante a jogabilidade do game.
Movimentos lentos e mais precisos
A jogabilidade de GSW 3 divide opiniões. Visivelmente mais lenta que outros jogos do gênero, ela torna-se um empecilho para ações mais ágeis, como fugir de oponentes, ou correr em direção a um determinado ponto. Entretanto, entendemos que a busca pelo realismo fez com que a agilidade do personagem fosse reduzida, já que não é fácil andar para todos os lados carregando um rifle que pesa mais de 15kg.
Mas se a movimentação fica prejudicada, a precisão é algo que não se pode reclamar. Atirar com o rifle em posições estratégicas rende quase sempre um tiro perfeito, que leva o oponente à morte instantânea. Mas para isso é preciso ter uma base bem apoiada enquanto sua respiração precisa ser a mais suave possível.
Já com outras armas, a força dos disparos torna a precisão um pouco menos eficaz. Por exemplo, atirar com a metralhadora secundária, é efetivo apenas quando há mais de um inimigo a sua frente. Isso porque a rajada não é nem um pouco precisa como um tiro de sniper, mas em contrapartida, causa mais dano devido a quantidade de tiros por segundo.
Vale a pena?
Se você é fã do gênero FPS e procura um jogo que fuja um pouco da linha dos demais títulos, Sniper Ghost Warrior 3 é uma boa opção. Com uma jogabilidade mais complexa, devido ao grau de dificuldade e lentidão na movimentação, o game faz com que o jogador pense mais em criar uma estratégia eficiente do que simplesmente libertar o Rambo que existe dentro dele e partir para um confronto direto.
Qual o melhor FPS grátis online? Comente no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- 99 imita Uber e adota preço dinâmico; conheça mudanças do app
- Tecnologia promete acabar com enjoo e dores de cabeça ao usar óculos VR
- Liberação do FGTS 2019: como consultar pelo app da Caixa
- Supercomputador Watson aprende a analisar e criticar textos
- Lista reúne as curiosidades de Pitfall, jogo clássico do Atari
- 5 jogos que têm torneios de esports, mas pouca pessoas sabem
- Time-Lapse no Android: cinco apps grátis para aplicar o efeito em vídeos
- Tekken 7 e Injustice 2 foram destaques da semana em jogos
- Apple 45 anos: dez produtos da maçã que marcaram o mundo da tecnologia
- Cyberpunk 2077: Alanzoka e YoDa estão entre os mais assistidos da Twitch