Estamos a poucos dias da Páscoa e a procura por ovos e barras de chocolate para presentear parentes e amigos segue a todo vapor. É claro que, em época de crise econômica, a busca por descontos também nunca esteve tão forte: de acordo com o levantamento do comparador de preços Zoom feito em março, o preço médio do ovo de Páscoa em 2017 é de R$ 40,20. Achou caro? Acredite, você não é o único.
Por esse motivo, diversos consumidores procuram na internet uma forma de comprar produtos mais baratos. As opções variam de encomendas via mensageiros e redes sociais até aplicativos para achar descontos em supermercados. No entanto, o aumento das buscas por esses presentes nessa época do ano não desperta apenas o coelhinho. O desejo de economizar nas compras pode levar muitas pessoas a caírem em golpes virtuais, como o que usou o nome da Kopenhagen para enganar mais de 300 mil usuários do WhatsApp.
Cibercriminosos, que agem contra o significado da Páscoa, aproveitam-se de ocasiões especiais para disseminar falsas promoções que podem deixar você no prejuízo. O grande perigo desses ataques é encontrar, em vez dos ovos, programas que roubam seus dados e instalam vírus no seu computador ou celular.
E quem é a potencial vítima dessas ameaças? Todos que estão conectados à rede. As táticas para enganar os usuários estão cada vez mais elaboradas, e clicar em um link mal intencionado não é uma exclusividade de pessoas que não conhecem o ambiente online. No entanto, é possível encontrar ofertas verdadeiras na internet e economizar, sem deixar de presentear pessoas importantes para você. Na falta do chocolate, ainda existem diversos sites que ajudam a criar e compartilhar um cartão de Páscoa virtual.
Como encontrar desconto
Uma opção para economizar nas compras de Páscoa é procurar por descontos em supermercados. Para isso, o aplicativo AondeConvem, disponível para celulares com Android, para iPhone (iOS) e para modelos com Windows Phone, criou uma categoria especial para ovos de chocolate.
O funcionamento do programa é bem simples: ele pede acesso à sua localização para encontrar as ofertas mais próximas a você. Dessa forma, o app exibe fotos de encartes de supermercados e lojas diversas para que você escolha o preço que mais agradar.
Como se proteger de golpes virtuais
A primeira regra para não cair em golpes na Internet é desconfiar. Não clique em links desconhecidos, mesmo que eles sejam enviados por amigos. O WhatsApp é um dos maiores alvos dos ataques, justamente por sua popularidade no Brasil. Somente em abril, duas táticas foram usadas para enganar os usuários. Uma usando a marca O Boticário e outra, aproveitando a atual época do ano, oferecendo ovos de Páscoa gratuitos da Kopenhagen – que, obviamente, não existiam.
Além disso, é recomendado instalar um antivírus no seu celular ou computador – existem opções para Android e para iPhone. Por fim, nunca forneça seus dados pessoais para páginas estranhas e sempre que receber uma suposta promoção, cheque sua veracidade em canais oficiais da marca, como páginas verificadas do Facebook ou Instagram.
Como funciona o "Verificar código de segurança" no WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Conheça os bugs de jogos mais ‘bizarros’ da história dos videogames
- Circuito Desafiante 2019: Vivo Keyd e ProGaming estão na final
- O que é fuzil de precisão no PUBG Mobile? Veja 5 destaques sobre a arma
- Lexon MINO: minicaixa de som tem preço baixo e é destaque na CES 2019
- Quantum Go ou Vibe K5: veja qual Android leva a melhor em análise
- WWDC 2018 tem data divulgada pela Apple; evento revela novos iOS e macOS
- Inbox by Gmail organiza alertas do GitHub e Trello de forma inteligente
- App de previsão do tempo faz compras sem o consentimento do usuário
- Zenfone 4 e Zenfone 3 Zoom: diferenças e semelhanças entre celulares Asus
- iPhone 12 de R$ 56 mil homenageia primeiro computador da Apple