O Google desenvolveu uma ferramenta que promete facilitar a vida de pessoas que não sabem desenhar: a Auto Draw. A novidade ajuda os usuários que tem dificuldade em fazer desenhos — usando o mouse ou canetas stylus — e ajusta os traços que são feitos na página em branco da plataforma para linhas perfeitas. Feito a partir de inteligência artificial, a ferramenta teve a colaboração de artistas, estúdios e designers, como Hawraf Studio, Erin Butner, Julia Melograna, Pei Liew, Simone Noronha, Tori Hinn e Creative Studio.
O Auto Draw tem a aparência muito parecida com o Paint, com funções mais elaboradas — como a sugestão de figuras a partir de traços desenhados. Está disponível em diversos navegadores, como Chrome, Firefox, Safari e Internet Explorer e é possível acessar pelo celular, tablet ou computador.
Ferramenta sugere desenhos perfeitos a partir de traços (Foto: Divulgação/Google)
Apesar de ser elaborado, o Auto Draw é simples de usar. Ao lado esquerdo da tela, estão as ferramentas disponíveis para o usuário fazer o desenho que deseja. É possível escolher a cor, escrever textos, pintar uma figura, escolher o formato do papel e fazer desenhos manualmente. Somente com o Auto Draw, porém, pode-se escolher entre desenhos perfeitos a partir de um traço.
A ferramenta Auto Draw está representada por um ícone de lápis com estrelas e uma linha reta na ponta. Basta clicar nele, fazer o desenho e, em seguida, irão aparecer no topo da interface do caderno de desenhos diversas sugestões para você escolher a melhor.
Ferramenta é perfeita para quem não sabe desenhar (Foto: Reprodução/Camila Peres)
... div>
O Auto Draw beneficia usuários que não sabem desenhar e desejam fazer uma arte bonita, como convites para festas, cartão de aniversário ou Natal, ou mesmo usar essas imagens em slides e documentos.
Aos curiosos que desejam saber mais um pouco sobre a inteligência artificial usada no Auto Draw, o Google também criou o Quick, Draw! (quickdraw.withgoogle.com), onde é possível fazer traços de desenhos que podem ser adivinhados em tempo real. O usuário desenha o que é pedido e a inteligência artificial tenta adivinhar a partir dos traços feitos no mesmo momento.