Problemas de lentidão na inicialização do computador podem acontecer ao fazer a atualização do sistema operacional da Microsoft — do Windows 7 ou Windows 8 para Windows 10, por exemplo. O motivo por trás disso é um "bug" que inclui uma tela preta, logo após a animação do Windows. Com alguns truques é possível resolver o erro. Veja, nesse tutorial, como corrigir o problema de lentidão na inicialização do Windows 10.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
Ative a inicialização Rápida
A inicialização rápida permite agilizar o carregamento do sistema automaticamente. Veja como usá-la.
Passo 1. Digite "opções de energia" (sem as aspas) na caixa de busca do Windows 10. Quando aparecer, clique no item "Opções de Energia do painel de controle do Windows";
Passo 2. Em "Opções de Energia", clique em "Escolher a função dos botões e energia";
Passo 3. Se a opção de ativação da inicilização rápida não estiver visível, clique em "Alterar configurações não disponíveis no momento";
Passo 4. Agora, caso esteja desativado, marque a opção "Ligar inicialização rápida" e clique em "Salvar alterações".
Utilize o atraso para inicialização de serviços
Outro truque que pode melhorar a velocidade de inicialização do Windows é ativando um "atraso" na execução de alguns serviços. Para isso, faça o seguinte:
Passo 1. Pressione as teclas ''Windows + R'' simultaneamente. Quando aparecer a janela "Executar", digite "services.msc" (sem as aspas) e clique no botão "OK";
Passo 2. Na janela "Serviços", clique com o botão direito sobre o serviço que você quer modificar. No menu que será exibido, clique na opção "Propriedades";
Passo 3. Em seguida, clique na seta ao lado do campo "Tipo de inicialização" e depois na opção "Automático (Atraso na Inicialização)". Confime a mudança, clicando no botão "OK".
Repita o processo para todos os serviços que você quer atrasar, mas teste bem cada um deles antes de reiniciar o sistema.
Desative aplicativos de inicialização
Também é possível fazer uma inicialização limpa do Windows. Isso faz com que o sistema seja executado usando um conjunto mínimo de drivers e programas de inicialização, eliminando conflitos de software que ocorrem quando você instala ou executa um programa, ou faz uma atualização no sistema operacional.
Atualize seu sistema
Às vezes, o Windows tende a ficar mais lento. E a razão pode ser um driver ou um bug em uma atualização. Assim, a maneira fácil de corrigir esse tipo de problema é verificar as atualizações.
Para verificar as atualizações do Windows disponíveis, clique no menu Iniciar, em Configurações (o ícone da engrenagem) e selecione a opção "Atualização e segurança". A partir desse ponto você pode ver as atualizações disponíveis.
Redefina o Windows
O Windows 10 vem com um recurso que permite aos usuários redefinir o sistema e, na maioria das vezes, isso pode melhorar a velocidade de carregamento. Antes de restaurar as configurações de fábrica do Windows 10, faça um backup do sistema.
Pronto! Depois de aplicar essas dicas no seu sistema, o Windows iniciará mais rápido.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Insta360 One X: concorrente da GoPro filma em 5.7K e tira fotos a 18 MP
- Como conseguir V-Bucks de graça no Fortnite, jogo da Epic Games
- Como compartilhar Stories do Instagram por mensagem direta
- Homem-Aranha: conhe?a os jogos do her?i para smartphones e tablets
- Aprenda como fazer um HD em modo dinâmico voltar para o básico
- Programa da Kaspersky combate uso de cheats em torneios de CS:GO e PUBG
- O que esperar do iOS 11.4: atualização está em fase de testes
- Instander: veja recursos e riscos ao baixar APK de Instagram modificado
- Xiaomi Mi 11 ganha versão com glitter na China
- Boeing realiza o primeiro teste com seu táxi voador elétrico