O Google Earth, aplicativo de mapas em três dimensões, ganhou neste mês uma versão Web para Chrome com novas ferramentas, entre elas o Voyager, para fazer visitas guiadas a partir de locais e temas, e o "Estou com sorte" — similar ao botão do buscador —, que permite conhecer lugares fora dos principais pontos turísticos. Mais básico e com menos recursos que o app original, o Google Earth para browser foca em navegação e promete ajudar a conhecer o mundo sem sair de casa.
A seguir, confira cinco funções do novo Google Earth para viajar pelo computador. Veja como usar cada uma para explorar localizações dos seis continentes, além de conhecer detalhes por cartões dos pontos turísticos. Para usar o site é preciso ter o Chrome e uma boa conexão de Internet para carregar os mapas em 3D.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
1) Explorar
A ferramenta básica dos aplicativos de mapa do Google é a "Explorar". Ao pesquisar por qualquer rua, cidade ou ponto específico é possível navegar pela região com a visão do alto ou da rua ao utilizar o Street View.
Para isso, basta clicar no ícone de lupa na aba esquerda do Earth para web e digitar o que quer encontrar. Após carregar o mapa, caso queira usar o Street View selecione o Pegman, indicado por um desenho de boneco no canto direito inferior da tela e clique na região em azul que deseja ver de perto.
2) Cartões de conhecimento
Os cartões de conhecimento inseridos no Google Earth do Chrome são semelhantes aos cards já apresentados na busca geral do Google por palavra-chave. As abas fazem um resumo do ponto turístico indicando, por exemplo, em qual país fica, quantos habitantes tem e qual a história do local.
Para encontrar um cartão de conhecimento na web, pesquise uma localização amplamente conhecida ou navegue por regiões com pontos turísticos. Os cards irão aparecer na lateral direita da tela. Caso queira saber mais sobre a área indicada, clique no texto ou na seta azul para abrir uma nova aba com mais informações.
3) Voo 3D
O voo 3D é uma das ferramentas mais interessantes para conhecer detalhes do mundo. Além de visualizar o mapa do alto, a função com mais de uma dimensão entrega visuais realistas das regiões. Ao pesquisar a Torre Eiffel, por exemplo, é possível observar o monumento de vários ângulos e perceber, até mesmo, a textura das superfícies, para os olhos mais detalhistas.
Ao navegar pelo Google Earth no Chrome, lembre-se de deixar o ícone "3D", ao lado do botão do Street View, no canto inferior direito, ativado. Com isso, todas as imagens serão carregadas em três dimensões automaticamente.
4) Voyager
O Voyager (viajante, em português) é um recurso novo para conhecer o mundo através da curadoria de especialistas. Como em uma viagem real, as visitas pelos países são "guiadas" de acordo com temas, como natureza, cultura e história.
Usar o modo viajante é fácil: basta clicar no ícone da barra lateral esquerda indicado por um timão, o volante de um navio. Uma página com os temas disponíveis irá abrir e você poderá selecionar qual deseja conhecer. Há desde viagens pelos principais museus do mundo até a exploração de capitais como Londres e Tóquio.
5) Estou com sorte
Assim como no site principal de pesquisas do Google, o botão "Estou com sorte" nos mapas do Earth entrega um resultado personalizado para você conhecer algo que não estava esperando. Durante os testes, a função indicou principalmente pontos turísticos pouco explorados da Ásia e da África.
Para usar a ferramenta vá até a barra lateral esquerda do Earth e clique no botão indicado por um dado, abaixo do Voyager. Automaticamente o recurso indicará a região selecionada e abrirá o cartão de conhecimento relacionado ao local.
Qual a configuração ideal para usar o Google Earth? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Coldzera ou NiKo? YNk avalia os jogadores e o futuro da MIBR no CS:GO
- Moto G 4 ganha provável data de lançamento no Brasil: maio de 2016
- Como se inscrever em canais do YouTube pelo celular Android e no iPhone
- Internet 4G do Brasil é uma das piores do mundo, diz pesquisa
- Como criar várias redes Wi-Fi no roteador da Intelbras
- Instagram testa função que mostra quanto tempo você ficou no app
- Amazon lança seu próprio serviço de streaming de músicas, o Music Unlimited
- Chegada do Galaxy S8 já prejudica fabricação do rival LG G6, diz revista
- Instagram começa a testar modo noturno em celulares com Android 10
- App Be Okay promete ajudar a melhorar crise de ansiedade; saiba usar