Junto com os processadores X-Series, que insere o poderoso Core i9 no mercado, a Intel também introduz um novo socket (LGA 2066) e uma nova geração de chipset. O X299, plataforma conhecida também pelo codinome Basin Falls, chega com a responsabilidade de substituir o chipset X99, oferecendo tecnologias mais atuais, como o suporte às memórias Optane e LAN com 10GB/s de velocidade.
O X299, da mesma forma como a linha de processadores X-Series, está voltado para o público entusiasta, como overclockers e gamers. Desenvolvido sob a litografia de 22nm e com 6 W de TDP, o X299 traz como um dos destaques o DMI 3.0 com 8 GT/s de velocidade. São 44 canais de comunicação dedicadas ao PCIe 3.0. Com isso, o X299 oferece um melhor gerenciamento dos recursos e da placa de vídeo, mesmo quando estiver em uso múltiplas GPUs (SLI).
O novo chipset também permite uma maior rapidez de conexão com redes cabeadas. Computadores com o X299 poderão contar com velocidades de até 10 GB/s pela porta RJ-45. No total, o X299 oferece até oito portas SATA III, com suporte para RST/RAID, além de dez USB 3.0 e até 14 portas USB 2.0. Por enquanto, o chipset não suporta entradas USB 3.1.
... nova controladora serão compatíveis com as memórias Optane desenvolvidas pela Intel. Os módulos SSD de 16 GB ou 32 GB funcionam como uma memória cache e, de acordo com a empresa, podem melhorar em até 28% a velocidade da máquina. Computadores com CPUs X-Series terão suporte a memórias DDR4 com possibilidade de operar em quad-channel, o que aumenta a performance da RAM. Também será possível fazer overclock sem maiores problemas, já que os processadores contam com o multiplicador destravado.
Como os novos processadores X-Series ainda não tem data de lançamento, ainda não é possível encontrar placas com o X299 a venda no Brasil. Durante a Computex, diversas marcas como Asus, MSI e Gigabyte já anunciaram modelos compatíveis. Lembrando que, por se tratar de um novo socket, para usar os novos processadores é necessário a troca da motherboard.