Jogos de bicicleta não são o gênero mais popular dos videogames, mas marcam presença nos consoles e PC desde a década de 1980. Clássicos como Paperboy e Dave Mirra Freestyle BMX são apenas alguns exemplos de sucessos inspirados no mundo do ciclismo. Confira a lista completa com 10 bons jogos para curtir com dois jogadores:
BMX Simulator
Um dos mais antigos títulos sobre o esporte foi criado pela veterana Codemasters, que já em 1986 desenvolvia jogos de corrida. Lançado originalmente apenas para Commodore 64, o jogo impressionou na época.
Com visão superior em uma câmera aérea, até dois jogadores podiam competir ao mesmo tempo em sete pistas diferentes. Ao fim da disputa, um pioneiro sistema de replay permitia rever os melhores momentos do embate.
BMX XXX
Apesar de ter ficado mais marcado por seu polêmico conteúdo sexual, o jogo da Acclaim também era bem divertido, uma vez que suas limitações técnicas eram superadas pelo jogador, e competir no multiplayer ajudava a esquecer dos problemas.
Lançado em 2002 para Xbox, PlayStation 2 e GameCube, o jogo continha muitos palavrões, nudez e humor negro. Curiosamente, a versão da Sony foi a mais conservadora de todas, e a única que censurou os mamilos das personagens.
Dave Mirra Freestyle BMX
A Acclaim teve melhor sorte com a franquia licenciada do saudoso Dave Mirra. Lançado em 2000 para Game Boy Color, Dreamcast. PC e PlayStation, o jogo era abertamente inspirado no sucesso da série Tony Hawk’s Pro Skater.
Assim, Dave Mirra trazia ótima trilha sonora e diversos atletas profissionais, que batalhavam duro em busca da construção de combos eletrizantes, tudo dentro de quatro modos de jogo diferentes, um mais insano que o outro.
Dave Mirra Freestyle BMX 2
Um ano depois, em 2001, a franquia ganhou uma sequência, lançada primeiro para PlayStation 2. Pouco depois, GameCube, Xbox e Game Boy Advance foram agraciados com suas versões, que tinham ainda mais fases para seleção.
Freestyle BMX 2 melhorou quase todos os aspectos de seu antecessor e trouxe 13 pilotos diferentes, gráficos melhorados e combos ainda mais divertidos. Suas vendas, no entanto, decepcionaram, e a franquia encontrou um triste fim.
Downhill Domination
Exclusivo do PlayStation 2, Downhill Domination foi lançado em 2003 e conseguiu se destacar graças à sua proposta diferenciada, focada em gameplay de corridas em ladeiras muito íngremes, com alta velocidade.
Embora a maioria de seus pilotos sejam fictícios, os atletas reais Eric Cartes e Tara Llanes podem ser habilitados, além de novas peças para as bicicletas. O multiplayer comporta até quatro jogadores simultâneos, e as mecânicas de combate tornam as disputas repletas de ação.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Paperboy
Possivelmente o maior clássico entre os jogos de bicicleta, Paperboy saiu em 1985 para fliperamas, mas logo apareceu nos consoles de sucesso da época, como o NES e o Master System, com modos para dois jogadores.
Desenvolvido e publicado pela Atari Games, o título colocava o jogador no controle de um jovem entregador de jornais, que precisava pedalar pela cidade e fazer todas as entregas de jornal do bairro, sempre driblando perigos e obstáculos pelo caminho.
Mat Hoffman’s Pro BMX
Se Dave Mirra’s se inspirou em Tony Hawk, é claro que a Activision, dona dos jogos do skatista, também tentaria abocanhar uma fatia do mercado de bicicletas. Através do selo O2, a empresa contratou Mat Hoffman e lançou uma nova franquia Pro.
Lançado em 2001 para PlayStation, Game Boy Color, Advance, Dreamcast e PC, o jogo não conseguiu alcançar o mesmo padrão de qualidade dos jogos de Tony Hawk, mas mesmo assim possuía um ótimo modo multiplayer competitivo.
Mat Hoffman’s Pro BMX 2
A inevitável sequência de Pro BMX chegou em 2002 para GameCube, Game Boy Advance, PlayStation 2 e Xbox Box, ainda com muitas similaridades com os títulos de Tony Hawk’s da época.
O modo carreira ampliado foi seu grande destaque, mas todo o sistema de manobras foi retocado. Como os ambientes possuíam muitas áreas interativas, era muito divertido construir combos extensos. Um dos melhores jogos do gênero!
No Fear Downhill Mountain Biking
Antes de Downhill Domination estourar no PlayStation 2, No Fear Downhill Moutain Biking provou o apelo das corridas em ladeiras ao bombar no Game Boy Color e PlayStation.
Desenvolvido pela Codemasters, o jogo chegou em 1999 com pistas extremamente desafiadoras, espalhadas por montanhas e ladeiras inspiradas no mundo real. Uma versão para Dreamcast chegou a ser anunciada mas, infelizmente, jamais foi lançada.
Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games
Já virou tradição ver um encontro entre os mascotes da Nintendo e SEGA durante os Jogos Olímpicos de Verão e Inverno. Em 2012, a dupla se encontrou no Wii e 3DS para disputar os jogos de Londres.
Entre dezenas de modalidades, uma das mais divertidas era justamente o ciclismo! No modo Tracking Cycling: Team Pursuit, amigos podem se enfrentar e descobrir qual mascote é o mais veloz atleta olímpico.
Quais são os melhores jogos de corrida multiplayer no PS4 e Xbox? Comente no fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Spotify testa curtidas nas músicas da playlist Descobertas da Semana
- Eleições 2020: como consultar os candidatos no site do TSE
- Seis coisas que você nunca deve fazer com o notebook
- Como receber notificações do Android no Windows 10 com a Cortana
- CS:GO: veja calendário de jogos da ESL Pro League Season 9 Américas
- Resumo da Semana: PES 2016 e Final Fantasy 7 Remake foram destaques
- Como melhorar armas e equipamentos em Assassin’s Creed Syndicate
- Dropbox ganha novo design para estimular criatividade de usuários
- 4shared ilimitado? Tudo sobre downloads, apps e largura de banda
- Nova s?rie de APUs m?veis da AMD foca na economia de energia