O Sarahah, aplicativo de mensagens anônimas para iPhone (iOS) e Android, fez sucesso nas últimas semanas. Entretanto, aplicativos do tipo não são novidade. Nos anos recentes, serviços parecidos, como o Secret e o Formspring, vêm surgindo aqui e ali, sendo, com bastante frequência, descontinuados após servirem de terreno para bullying, além de outros abusos. Em alguns casos, caem no esquecimento após um sucesso inicial e tentam se reinventar para continuarem tendo alguma relevância nas lojas de aplicativos gratuitos.
A lista abaixo traz diversas plataformas que ficaram famosas no Brasil oferecendo anonimato. São serviços que ainda estão disponíveis para celulares e na web ou que foram descontinuados no país. Quer conhecer alternativas ao Sarahah ou gosta de nostalgia? Então, confira!
Novidade Brasileira
O fundador do Orkuti, rede social que simula o velho Orkut — que foi encerrado pelo Google — lançou a sua própria versão do "Sarahah Brasileiro". O Talk About Me, apesar do nome em inglês, está disponível completamente em português com a função para celulares com Android.
Para celulares
Ask.fm
O Ask.fm é um dos serviços de perguntas e respostas que ficaram mais famosos no Brasil. Nele, é possível enviar pergunt
Hoje, a plataforma não é mais tão popular como costumava ser, mas, para quem quiser matar a saudade, o serviço se reinventou e, além de seu clássico formato para web, está disponível também em aplicativos.
Kiwi
O Kiwi é um aplicativo disponível nas versões Android, iOS e Web. Ele é uma mistura de rede social com site de perguntas e respostas e, assim, permite questionar, em segredo, amigos e outros usuários da plataforma. Nele, é possível escrever posts, adicionar foto de perfil e seguir usuários, algo similar ao que acontece no Twitter e no Instagram, por exemplo.
Para a web
EuConfesso.com
No EuConfesso.com (euconfesso.com) sua mensagem anônima não é direcionada, necessariamente, a alguém. Segundo o site, o principal objetivo é possibilitar o desabafo em total anonimato. Dessa forma, o usuário pode escrever confissões que ficam públicas para qualquer um ler. As confissões podem ser livres para todas as idades ou para maiores de 18 anos — categorizadas por temas de "Conta bancária" a "incesto".
Curious Cat
O Curious Cat é uma rede social disponível no formato Web. Para registrar-se é preciso ter uma conta no Facebook ou no Twitter e enviar perguntas ou fazer confissões sem se identificar. Mas, caso o usuário deseje assinar o post, essa opção também está disponível. Além disso, a plataforma disponibiliza chat online com interação anônima.
E-mails anônimos
Este tópico da lista não é exatamente uma plataforma, mas uma possibilidade. Alguns serviços permitem que usuários enviem e-mails anônimos. Sites como o Send Anonymous E-mail possibilitam enviar um e-mail para qualquer endereço sem se identificar. Outra opção interessante é o FutureMe.Org, que tem, como proposta inicial, enviar e-mails para si mesmo no futuro. Entretanto, as mensagens podem ser enviadas para quaisquer endereços. O único problema é que elas só chegarão para o destinatário, no mínimo, 30 dias depois.
Serviços encerrados no Brasil
Secret
No Secret, descontinuado, os usuários podiam criar cartões com confissões anônimas. Mas até chegar ao fim, o app foi alvo de muitas polêmicas. Além de estar envolvido em episódios de bullying virtual, o aplicativo passou, ainda, por falhas de segurança que revelavam a identidade de seus usuários. A justiça brasileira chegou a proibi-lo, exigindo que fosse retirado da Play Store e da App Store. Em abril de 2015, após somente 16 meses de existência, foi anunciado seu fim.
Lulu
O Lulu foi um sucesso entre as mulheres. Tinha como proposta permitir que pessoas do gênero feminino avaliassem, afetiva e sexualmente, seus contatos masculinos do Facebook. A plataforma permitia que as usuárias usassem hashtags polêmicas como #copomeiocheio e #filhinhodamamãe para classificar os rapazes com se relacionaram.
Algum tempo e muitas polêmicas depois, o app tentou mudar seu formato, aproximando-se de aplicativos de relacionamento como o Tinder, além de passar a permitir o cadastro de homens e trazer dicas de relacionamento. Mas não teve jeito: hoje, não está mais disponível nas lojas virtuais do Android e da Apple e toda polêmica chegou ao fim.
Formspring.me
Criado em 2009, sendo anterior ao Ask.fm, o Formspring.me e o concorrente tinham um formato bem parecido. Ambos permitiam a criação de perfis abertos, com aparência similar à do Twitter, onde pessoas que tivessem, ou não, uma conta no site pudessem fazer perguntas sem se identificar. A plataforma chegou a ter 30 milhões de usuários, mas foi encerrada em 2013. Depois disso, foi substituída pelo Spring.me que, hoje, foi incorporado à rede social de encontros Twoo.
Orkut
Talvez você não se lembre, mas o Orkut permitiu, por algum tempo, mensagens anônimas em seus fóruns. O recurso chegou a gerar, na época, postagens ofensivas, preconceituosas e difamatórias. Justamente para acabar com esse tipo de conteúdo, o site passou, em 2009, a aceitar somente mensagens onde os usuários se identificassem na rede social.
Dentro do site existiu, ainda, o aplicativo Truth Box, ou Caixa da Verdade, que também esteve disponível no Facebook. Nele, usuários enviavam mensagens anônimas — geralmente cantadas —aos contatos das redes sociais, identificando-se somente pelo gênero.
Conhece mais algum app assim? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como instalar fontes no Ubuntu
- NTC vence FURIA e se classifica para Minor do FACEIT Major
- O que você precisa saber para montar um Mini PC?
- Sete jogos grátis para celular que rodam em smartphones básicos
- Lançamento do macOS Catalina: 6 formas de se preparar para a atualização
- Como digitar mensagens em vários idiomas no Android com o SwiftKey
- Google Trips ganha versão em português no Android e iPhone
- Dragon Ball, SoulCalibur: veja os melhores jogos de luta de 2018
- Como usar o GIMP online
- Portrait AI: como usar app que transforma foto em pintura renascentista