Aplicativo do Facebook para Android, software móvel do Google (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
O Onavo Protect foi adquirido pelo Facebook em 2013 e, assim como outros aplicativos de VPN, se destina a proteger a privacidade do usuário durante o uso da Internet. Nos termos de uso, porém, constam informações de que dados referentes à navegação e uso de Internet podem ser examinados pelos controladores do app. Ou seja, pelo próprio Facebook, dono do aplicativo.
É aí que se abre a porta para que o Facebook utilize as métricas do Onavo para ter uma ideia de como os usuários se comportam em relação aos seus rivais em redes sociais. Segundo o Wall Street Journal, medindo o tempo de uso do Snapchat, o Facebook foi capa
... z de antecipar em alguns meses a perda de interesse pela rede rival, tendo assim subsídios para colocar em prática estratégias mais agressivas de imitar recursos do Snapchat em seus produtos e conquistar os seus usuários.
Embora a prática possa ser encarada como desleal, não há nada ilegal na atitude do Facebook, sobretudo porque o Onavo Protect informa quem lê os termos de uso sobre a possibilidade de que esse tipo de dado seja analisado posteriormente.