Carmageddon é uma série de corrida de demolição violenta e polêmica que já teve vários capítulos através dos anos e até foi proibida no Brasil por algum tempo. A marca registrada da franquia é uma violência sádica que envolve destruir tanto seus adversários por completo de maneiras cruéis quanto atropelar civis inocentes por pontos, power-ups e diversão. Confira todos os games já lançados da série Carmageddon, desde o original para PC até o mais recente Carmageddon: Crashers gratuito para smartphones.
Carmageddon (1997 - PC)
O primeiro jogo da série foi criado pela Stainless Games e seria um título da franquia Mad Max, porém tomou uma direção diferente. A versão final do game foi inspirada em um filme chamado Death Race 2000 de 1975 no qual pilotos dirigiam pelos EUA em uma corrida mortal.
Inicialmente a jogabilidade parece um game de corrida normal, porém logo Carmageddon se revela já que é possível vencer uma fase por completar o percurso, eliminar seus oponentes ou atropelar todos os pedestres nela. A polêmica dos atropelamentos na época fez com que o jogo fosse banido em muitos países, entre eles o Brasil, e censurado em outros com zumbis no lugar das pessoas.
Carmageddon 2: Carpocalypse Now (1998 - PC)
O sucesso e polêmica do game original gerou muito interesse por uma sequência e Carmageddon 2 não decepcionou. O jogo expandiu praticament
Carmageddon (1999 - PSOne)
A popularidade de Carmageddon 2 também ajudou a levar a série para os consoles, onde ambos os games lançados para PlayStation e Nintendo 64 tiveram uma infeliz história. Ambas contam com os zumbis no lugar dos pedestres e fases projetadas especialmente para os videogames, porém cada uma falha de maneiras terrivelmente diferentes.
A versão do console da Sony até tenta transpor a maior parte da jogabilidade, mas peca com fases muito vazias que parecem apenas arenas. Devido a limitações técnicas boa parte do cenário não aparece até você estar bem perto, o que causa uma grande sensação de estranheza.
Carmageddon 64 (2000 - N64)
Para o Nintendo 64 os problemas foram um pouco mais estranhos. O game foi publicado pela Titus, empresa responsável também por Superman 64, considerado um dos piores jogos de todos os tempos.
Carmageddon 64 não fica muito atrás com uma jogabilidade extremamente quebrada que se assemelha até mesmo a de Superman64, física ruim, cenários simples e uma série de defeitos que o tornam terrível.
Carmageddon 3: TDR 2000 (2000 - PC)
O capítulo final da trilogia original, Carmageddon 3: TDR 2000 (Total Destruction Racing) não foi desenvolvido pela Stainless Games como os outros, mas pela Torus Games. A ideia de corridas com liberdade de completá-las por checkpoints, eliminação de adversários ou pedestres continuou, assim como o sistema de missões.
No entanto o game perdeu muito de seu charme neste terceiro título com gráficos um pouco genéricos, nova física diferente e jogabilidade que não parece tão precisa quanto a dos jogos originais.
Carmageddon (2001 - GBC)
Uma das maiores surpresas em sua época, o anúncio de Carmageddon para o GameBoy Color gerou muita curiosidade entre os donos do portátil. O game era exclusivo da versão Color do aparelho e não funcionava no modelo tradicional. A jogabilidade de missões foi mantida porém a ação era exibida através de uma visão áerea que não combinou muito bem com a série.
Carmageddon 3D (2005 - Mobile)
Antes dos smartphones, Carmageddon 3D tentou levar a série aos telefones celulares baseados em Java de alguns anos atrás. O game era uma versão original porém bastante simplificada de Carmageddon com gráficos que seriam semelhantes aos do Nintendo DS.
No entanto o framerate, a taxa de quadros em sequência, era bem baixo o que dava pouca fluidez para a ação que se passava na tela e tornava difícil de jogá-lo.
Carmageddon: Reincarnation (2015 - PC)
Quando a Stainless Games criou Carmageddon os direitos da franquia ficaram com a empresa SCi Games, que depois uniu-se a Eidos e a Square Enix, porém, em 2014, a criadora da série conseguiu adquiri-la de volta. Foi então que os criadores aproveitaram a onda das campanhas de financiamento coletivo para anunciar Camrmageddon: Reincarnation, um novo jogo que seria produzido se alcançassem a meta de US$ 400 mil (quase R$ 1.270).
A produtora alcançou sua meta e em 2015 lançou Carmageddon: Reincarnation, porém o game decepcionou por não ter tantos elementos quanto prometia e sofrer com muitos defeitos que foram resolvidos posteriormente através de atualizações.
Carmageddon: Max Damage (2016 - PS4, Xbox One, PC)
A versão Max Damage, cujo nome é baseado no principal piloto da série, é uma atualização de Carmageddon: Reincarnation para PlayStation 4, Xbox One e PC com todas as melhorias que foram feitas no game desde o seu lançamento, além da inclusão de novos mapas e veículos.
Alguns problemas de design da versão Reincarnation impedem o jogo de realmente decolar, mas muitos dos bugs pelo menos foram consertados.
Carmageddon: Crashers (2017 - iOS, Android)
O mais novo game da série é o gratuito Carmageddon: Crashs para smartphones que altera um pouco o estilo de jogo da fraqnuia. O foco aqui é em gandes batidas contra os carros inimigos e como é comum em jogos Free to Play é possível gastar dinheiro para personalziar ainda mais seu veículo. Não há mais pedestres para atropelar e essa mecânica de batidas é bastante cansativa, mas pelo menos o visual é bastante impressionante.
Carmageddon ainda é violento para os padrões atuais? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- PS5 (DualSense) vs Xbox Series X/S: veja o comparativo dos controles
- Site da NASA mostra fotos tiradas do espaço no dia do seu aniversário
- Como configurar ID Apple no iPhone 8
- Skates ‘futuristas’ impressionam pela tecnologia; confira a lista
- Rihanna e Anitta lideram como cantoras mais ouvidas no Spotify Brasil
- Facebook Stories: como enviar publicações privadas no Android ou iPhone
- Google Chrome: 15 dicas para usar no PC
- Windows 10: Como mudar idioma da Cortana
- Como usar a nova função para postar GIFs com som do Imgur
- Android TV: veja prós e contras deste sistema do Google para Smart TVs