Comprar um SSD, especialmente para aqueles que nunca investiram nesse tipo de tecnologia, pode ser uma tarefa complexa: existem diversos formatos físicos, várias interfaces e o suporte a essas tecnologias varia bastante de placa-mãe para placa-mãe, de notebook para notebook. Abaixo, você vai entender o que são e para que servem os tamanhos e chaves de conexão dos SSDs do tipo M.2, para comprar o modelo correto para as suas necessidades.
SSDs M.2 podem ter diferentes tamanhos
A numeração que você lê nos modelos de diferentes fabricantes refere-se basicamente às dimensões físicas do SSD. Existem modelos de 30, 42, 60, 80 e 110 milímetros de comprimento (a largura é sempre de 22 mm). Por isso, você encontra no mercado versões como 2230 ou 2280 de um mesmo SSD.
A razão para que existam cinco opções diferentes tem origem no fato de que as aplicações dos SSD em sistemas com menos espaço disponível; como notebooks, Chromebooks e ultrabooks, dependia da existência de unidades de 30 ou 20 milímetros.
Além disso, com um comprimento maior, o SSD tem mais espaço físico disponível para que mais módulos sejam disponibilizados, aumentando o total de espaço do disco: você pode achar SSDs M.2 2280 de 1 TB, mas nunca encontrará um 2230 com esse total de espaço.
Por isso que geralmente unidades 2280 são usadas como discos de sistema, enquanto que SS30 e SS42 tendem a serem usados como caches de alta velocidade.
O tamanho influencia no tipo de SSD?
Em geral, o tamanho não influencia o funcionamento do disco. Mas, se seu computador só tem espaço para SSDs 2230 ou 2242, é possível que o suporte a esses SSDs seja definido pelo fabricante como caches ou como unidade para reiniciar o sistema. Nesse sentido, não só um disco SSD 2280 não caberia no seu computador como possivelmente sequer funcionaria para guardar dados.
Por conta disso, é bem importante pesquisar as especificações do seu computador para ter uma ideia do que ele aceita em termos de SSDs.
Conectores, ou keys, B, M e B+M
Outro diferencial físico dos SSDs do formato M.2 está nos tipos de conectores possíveis que, assim como o tamanho do disco, pode representar incompatibilidade, dependendo do sistema. E aqui, ao contrário do tamanho das unidades, pode haver diferença de performance.
SSDs com key B podem acessar interfaces PCIe x2, enquanto que unidades M podem operar em PCIe x4, desde que o suporte a essas interfaces seja oferecido pelo sistema. Modelos B+M são compatíveis com os dois encaixes. Além de suporte a PCIe, todas essas chaves também operam em SATA, a depender do modelo de SSD e da placa-mãe.
Assim como nos tamanhos, é fundamental saber que tipo de chave a placa do seu computador acomoda: B, M ou B+M. Um SSD B não encaixa num slot M, mesmo que seja do comprimento correto para o seu computador.
Por que um computador não funciona em 64bits? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Luzes de Natal podem prejudicar sinal de Wi-Fi, garante pesquisa
- O que muda no LG G7: saiba diferenças em relação ao LG G6
- Dropbox acaba com backup grátis das fotos que estão no celular
- Sete novidades do Google Slides para fazer apresentações profissionais
- Dispositivo Pixie permite encontrar qualquer objeto de forma simples
- Como apagar o histórico do Safari no PC e no Mac
- Confira os melhores MMORPGs que serão lançados em 2015
- Qual é a idade mínima para jogar LoL? Veja a classificação indicativa
- CS:GO: MIBR empata com a G2 na estreia do cs_summit 5
- Lista reúne os fones de ouvido mais adequados para usar na academia