O Star Chart é um aplicativo que promete desvendar os mistérios do universo. Com versões para smartphone Android e iPhone (iOS), o app usa a bússola, GPS, acelerômetro e giroscópio do celular para que o usuário veja o espaço sideral em Realidade Aumentada (AR). Basta baixar o app, apontar o celular para o céu e descobrir planetas, estrelas, constelações e nebulosas.
Chamado em português de Carta Celeste, o software desenvolvido pela Escapist Games Limited tem tradução na maior parte da interface, mas ainda apresenta telas em inglês. A seguir, o TechTudo preparou um tutorial completo que ensina como usar todos os recursos do Star Chart. Acompanhe e aprenda a localizar os corpos celestes do Sistema Solar.
Como localizar planetas e estrelas
Passo 1. Ao abrir o app pela primeira vez, você deverá inserir as coordenadas de onde quer ver o céu. Mantenha o "Enter GPS Coordinates" selecionado e pressione o botão "Atualizar pelo GPS". O Star Chart irá inserir a latitude e longitude de onde você está. Clique em "OK".
Passo 2. Aponte o celular para qualquer direção para "enxergar" o espaço a partir daquele ponto. Você pode aumentar ou reduzir o zoom fazendo o movimento de distanciar ou aproximar os dedos. Movimente o celular até encontrar um corpo celeste pelo qual tenha interesse.
Passo 3. Dê um toque sobre o corpo celeste – no nosso exemplo, o planeta Urano – para abrir a caixa de informações. Ela irá dizer a classificação do objeto, distância da Terra, diâmetro e vários outros dados. Deslize o dedo para ver mais informações. Para dar zoom no corpo, toque no ícone de lupa com um "+".
Passo 4. Se você selecionar um planeta, o Sol ou a Lua, aparecerá um botão com uma seta logo abaixo da lupa para abrir o 3D Explore Mode. Toque nele e o app irá mostrar o espaço sideral a partir do ponto de vista do corpo celeste selecionado. Movimente o celular para ver as mudanças na órbita e do espaço.
Passo 5. Haverá mais quatro botões quando você selecionar um corpo terrestre: cometas, chuva de meteoros, sistema solar estendido e satélite. Todos eles são liberados somente com a compra da versão paga.
Passo 6. Outra forma de encontrar planetas e estrelas é tocando no ícone de lupa, na tela principal. Um menu com as categorias "Planetas", "Constelações", "Estrelas" e "Objetos Messier" será aberto.
Passo 7. Toque na seta ao lado da categoria para expandi-la. No caso de "Planetas", o Sol e a Lua foram inseridos nessa seção porque o app se concentra no sistema solar. Toque sobre o planeta desejado e use as ferramentas como já ensinado.
Passo 8. Se quiser localizar um corpo celeste específico, digite o nome no campo de buscas localizado no topo das categorias. Depois, toque sobre o objeto celeste desejado.
Como observar o espaço em outra data
Passo 1. Para visualizar a posição dos astros em uma outra data, toque o botão de calendário, no topo da tela. Dois menus vão aparecer: um na parte superior, com a data e hora atual, e outro no canto direito, com as opções de hora, minuto, dia, mês e ano, conforme selecionado. Dê um toque sobre as horas, no menu de cima, e veja que o horário corrente aparece iluminado no menu lateral. Deslize-o para cima ou para baixo até chegar na hora desejada (neste exemplo, foi selecionado 22h).
Passo 2. A mecânica é a mesma para mudança dos minutos, dia, mês e ano. Dê um toque sobre o menu superior e faça os ajustes no menu lateral.
Passo 3. Se quiser voltar à data corrente basta tocar no botão "Now". Para compartilhar a "foto" do espaço com alguém, toque no ícone de compartilhamento, como destacado no topo da tela, e selecione os contatos.
Outras funções do menu
Passo 1. Abrindo o menu você irá encontrar alguns recursos extras. No topo, são exibidas funções já mostradas nas etapas acima. Em "Upgrades" constam as quatro funcionalidades pagas (cometas, chuvas de meteoros, sistema solar estendido e satélite). Em "Night Sky Objects" estão as quatro categorias encontradas também na lupa (Solar System, que na lupa é identificada como Planetas; estrelas; constelações; e Objetos Messier).
Passo 2. Descendo no menu você encontrará a seção "Modo". O Modo AR é o que permite ao app mostrar o espaço em realidade aumentada. Ele é ativado por padrão, podendo ser desabilitado mudando a chave de "Auto" ou "On" para "Off". O Modo Noturno eliminará a exibição de tons azuis que dificultam o sono, tornando a imagem preta e vermelha.
Passo 3. Logo abaixo. o usuário pode alterar entre o 3D Explore Mode, que mostrará a órbita da Terra, e o Sky View, que mostrará o espaço do seu ponto de vista. Em "Explorar", o usuário poderá ver clipes da supercície de alguns planetas.
Passo 4. Por fim, nas configurações de "Tela", é possível escolher quais elementos gráficos são exibidos no display (tais como atmosfera, grade equatorial e linhas orbitais). Em "Localização", o usuário pode voltar à tela inicial e mudar as coordenadas de latitude e longitude para ver como é o céu, por exemplo, de Paris ou Moscou.
Qual é o melhor app que você tem no seu celular? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como fazer um mapa mental pelo celular com o aplicativo miMind
- Como usar o Android como repetidor
- Como esconder seu histórico de buscas por perfis no Instagram
- OneDrive: Microsoft acaba com espaço ilimitado e diminui plano gratuito
- Como usar o Modo Retrato no Zenfone 4 Selfie Pro
- Como usar o app Blood Diet para perder peso
- Patente da Apple mostra controle remoto para casa com sensor biométrico
- Nabi Square HD: câmera de ação 4K 'tipo GoPro' é feita para as crianças
- AirPods 2 vs Google Pixel Buds: compare ficha técnica e preço dos fones
- Confira a lista com os melhores jogos de terror dos anos 2000