O YouTube está com duas novidades relevantes: a primeira delas abrange o Brasil e traz a expansão da Comunidade. A função foi lançada em caráter experimental há alguns meses e permite o compartilhamento de conteúdo multimídia, como GIF, texto ou enquetes, nos canais. Já a segunda é o “Reels”, lançada, por ora, apenas no exterior, e com funcionamento similar ao polêmico Stories, do Instagram e também do Snapchat.
O que é a Comunidade?
O YouTube explica que a função Comunidade está disponível para criadores com mais de 10 mil inscritos no canal. Algumas pessoas foram selecionadas pela plataforma para testar a novidade, entre elas a cantora Anitta e o jogador de basquete Kevin Durant. O nome faz referência ao público que acompanha os ídolos para valorizar interação e proximidade com suas respectivas comunidades.
Agora em expansão, e disponível para todos de acordo com o critério, a função Comunidade permite criar publicações similares a outras redes sociais, como Facebook ou Twitter, mas sem sair do YouTube. Em uma aba separada é possível postar um texto, foto, GIFs e até criar enquetes para que seus assinantes votem. Também é possível compartilhar links do seu ou de outros canais no feed.
O principal objetivo é envolver mais a comunidade que acompanha os vídeos do seu ídolo, já que as publicações permitem curtidas e comentários. O YouTube recomenda que a ferramenta seja usada das mais diversas maneiras, como publicações com bastidores de gravações, promover ações especiais e, claro, interagir diretamente com o público de forma diferenciada.
Por ora, ainda não há planos de expandir a Comunidades para outros canais abaixo de 10 mil inscritos.
Reels vs. Stories
O Reels é uma função que está estreando na plataforma, porém, por enquanto, em testes no exterior. O recurso se assemelha aos Stories, mas apenas no conceito. Seu funcionamento geral é bem diferente — ainda que o foco esteja em criar pequenos vídeos, de até 30 segundos, com a câmera de seu celular.
A principal diferença do Reels para o Stories é o tempo em que o conteúdo fica no ar - o vídeo não some após 24 horas. Será possível, ainda, enviar múltiplos vídeos, criar uma coleção de conteúdo único ou criar uma narrativa. A ideia não é copiar, mas sim oferecer algo novo dentro do próprio YouTube.
Assim como no Stories e no Snapchat, também é possível adicionar filtros, textos, músicas e adesivos. Todo post com este novo formato deve ficar disponível indefinidamente no canal do usuário, a não ser que seja apagado.
Por ora, o Reels não tem data de lançamento específico para todos e nem mesmo previsão de quando vai chegar aos criadores brasileiros.
Como evitar que um vídeo trave? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Scalebound terá combates intensos e controle do seu dragão de estimação
- Super Like do Tinder chega ao Brasil; diga que você gosta muito de alguém
- Project Vault: sistema de segurança do Google cabe em microSD; conheça
- Black Friday 2020: veja cinco media centers que podem ficar mais baratos
- Como comprimir arquivos e economizar espaço no HD com Windows 10
- Halo 5: Guardians e Forza 6 são destaques nos trailers da semana
- Como usar mais de mil filtros em suas fotos com o app Colorburn
- TV digital: veja as vantagens e mudanças em relação ao analógico
- Periscope: como salvar automaticamente suas transmissões ao vivo
- Como aproveitar ao m?ximo o seu Home Theater