Não há dúvidas de que o PC é uma das melhores plataformas para o gênero de estratégia – com Starcraft e outras franquias consagradas. Entretanto, isto não deixa os videogames para trás na disputa pelo gênero. Este ano, mesmo com ótimos lançamentos, o PS4, Xbox One e Nintendo Switch ganharam games de destaque, incluindo parcerias inesperadas, como Mario + Rabbids e a expansão do premiado sci-fi, XCOM 2. Veja a lista com os melhores jogos de estratégia de 2017 para consoles.
Mario + Rabbids Kingdom Battle – Switch
Mario + Rabbids Kingdom Battle foi uma das surpresas mais agradáveis deste ano, fruto de uma parceria entre a Nintendo e a Ubisoft. O título, que é exclusivo de Switch, une os personagens icônicos da série Super Mario e os coelhos Rabbids em combates dinâmicos em turnos, no melhor estilo XCOM. O game esbanja diversão e carisma, principalmente no multiplayer, pois aproveita perfeitamente a funcionalidade cooperativa do Switch, em que é possível jogar em qualquer lugar com os amigos.
X-Morph: Defense – PS4, Xbox One, PC
Apesar do estouro dos jogos de "defesa de torres" nos celulares, o estilo ainda marca presença nos PCs e consoles. X-Morph: Defense é sólido e bem completo para PS4 e Xbox One, que mescla o gênero de tiro e estratégia com visão superior. Desta vez, os papéis se invertem e o jogador torna-se o invasor alienígena que entra na Terra em busca de recursos. O ponto-chave está na jogabilidade e a combinação de estilos, que permite criar estratégias únicas no modo mul
XCOM 2: War Of The Chosen – PS4, Xbox One, PC
Um dos melhores títulos de estratégia para PC e consoles recebeu uma grande expansão este ano. XCOM 2: War Of The Chosen adiciona mais três facções para fortalecer a resistência da Terra e combater os "Chosen", a nova ameaça alienígena que apimenta a dinâmica de combate. O capricho no design das classes e a quantidade de conteúdo são os pontos-chave que mais impressionam na expansão.
Tooth And Tail – PS4, PC
Tooth and Tail mostra que ainda há espaço para inovar no gênero de estratégia em tempo real. Em vez de abandonar o uso do controle – e dar prioridade ao mouse e teclado –, o game adapta sua jogabilidade para os consoles. Ele é acessível e um pouco menos tradicional, com partidas rápidas e um exército de animais para atacar seus oponentes. A arte 2D complementa a experiência diferente que este título oferece.
Sudden Strike 4 – PS4, PC
A série Sudden Strike ataca na nostalgia e retorna com um jogo que captura a atmosfera de seus primeiros títulos. Sudden Strike 4 simula batalhas históricas e brutais da Segunda Guerra Mundial, em três campanhas longas. Apesar de o multiplayer não ser o ponto forte, os gráficos e efeitos visuais impressionam. Sudden Strike 4 pode não brilhar tanto nos PCs por conta da concorrência, mas tem seu lugar de destaque no PS4, com bom desempenho e com controles bem adaptados.
Halo Wars 2 – Xbox One
Halo Wars provou que os RTS também têm seu lugar nos consoles. Halo Wars 2 veio para reafirmar essa ideia no Xbox One, com sua boa e velha dinâmica de estratégia em tempo real. O título oferece uma face diferente do universo de Halo, além de trazer um multiplayer divertido. A história passa despercebida, mas o game compensa no conteúdo, gráficos Ultra HD 4K com HDR no Xbox One X e controles satisfatórios.
Masquerada: Songs and Shadows – PS4, Xbox One
Lançado em 2016 para PC, Masquerada: Songs and Shadows chegou aos consoles este ano como um belo exemplo de estratégia e combate tático. O game traz um sistema de pausa para posicionar a equipe e planejar os ataques. A história também é um de seus pontos positivos, com mais de 12 horas e legendas em português. Os gráficos em desenho com efeito "cel shading" são o charme do seu cenário veneziano.
Chroma Squad – PS4, Xbox One
Após dois anos do seu lançamento, Chroma Squad finalmente chegou ao PS4 e Xbox One. O jogo é brasileiro, produzido pela Behold Studios, e fez sucesso no PC por conta das suas inspirações em seriados japoneses, como Power Rangers e Super Sentai. O game é um RPG tático com elementos de estratégia, tanto no combate como fora dele. No controle de cinco dublês, o jogador deve montar seu próprio estúdio de TV.
Shadow Tactics: Blades of the Shogun – PS4, Xbox One
Shadow Tactics: Blades of the Shogun é um RTS que mistura furtividade, estratégia e combate tático. Em termos de jogabilidade, o título é uma espécie de Commandos ou Desperados ambientado no período Edo do Japão. Ele traz a dose perfeita de nostalgia com mecânicas atualizadas. No game, o jogador tem a sua disposição personagens com habilidades distintas, o que permite vencer as batalhas de formas diferentes.
Utawarerumono: Mask of Deception – PS4, Vita
Utawarerumono: Mask of Deception é para quem gosta de SRPG táticos, só que com maior foco na narrativa. Em último lugar na lista – mas não menos importante – este capítulo da série Utawarerumono segue a trama do personagem Haku, um misterioso homem com amnésia que acorda em uma região selvagem e desconhecida. Apesar de o game seguir o formato de romance visual, também possui um sistema de combate em turnos, com mecânicas baseadas em ataques encadeados. A sequência direta do jogo, Utawarerumono: Mask of Truth, também está disponível nos consoles.
Qual o melhor jogo de estratégia? Comente no fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- iPhone: como escanear documentos e salvar nos Arquivos no iOS 13
- Dead Space 2 e Assassin's Creed: Syndicate são gratuitos de abril no Xbox
- Ticket Restaurante no iFood: como pagar com o vale-refeição no app
- Como impedir que troquem o papel de parede do PC com Windows 10
- CS:GO: MIBR está na final da BLAST Pro Series
- Xbox One X e PUBG foram os destaques da semana em jogos
- Como restaurar as configurações de fábrica do Galaxy S9
- Galaxy S8 vs Xperia XZ Premium: compare specs dos celulares Samsung e Sony
- Pinballs levam nostalgia para a Oi Gameplay Arena do Rock in Rio
- Como usar o Mimic no LoL para controlar partidas pelo celular