O Moto Z é um celular da Motorola que foi lançado como carro-chefe, em 2016. Mas, com o passar o tempo, o desgaste da bateria pode prejudicar seu desempenho. Isso porque a carga tende a durar poucas horas, e o smartphone pode acabar deixando o usuário na mão antes do fim de um dia de trabalho.
Para tentar resolver, algumas dicas permitem identificar quais aplicativos estão drenando o bateria, e impedir que recursos rodem em segundo plano. Outro processo simples é ajustar o brilho de tela, que é um dos pontos que mais consome carga, além de ativar automaticamente a economia de bateria quando estiver abaixo de 15%, para não precisar se preocupar. Para saber como fazer esses ajustes, basta seguir o passo a passo abaixo.
1. Reduzir a iluminação de tela
Passo 1. Uma forma prática de fazer esse ajuste é usar a barra de atalhos no Moto Z. Para isso, arraste a barra de notificações do topo duas vezes até mostrar os atalhos de conexões e recursos. Veja que o brilho de tela é indicada por uma barrinha no topo. Arraste para a esquerda para reduzir (deixar a tela mais escura e poupar bateria).
Passo 2. Outra forma de fazer isso é pelas "Configurações". No menu selecione "Tela".
Passo 3. Note que há um recurso de "Brilho adaptável" ao ambiente. Caso prefira fazer o ajuste manual, selecione "Nível de brilho" e ajuste na barrinha que surgir na tela.
2. Descobrir quais apps estão consumindo e desativar
Passo 1. Abra as "Configurações" do Moto Z e selecione "Bateria".
Passo 2. Note que serão listados os recursos que mais estão drenando a carga, inclusive aplicativos, desde o último carregamento. Para ajudar a economizar, selecione um dos apps que mais consomem e depois pressione "Forçar parada".
Você pode também desinstalar o aplicativo no Android, caso não precise dele mais no celular.
3. Desligar conexões
Na tela inicial do Moto Z, arraste a barra de notificações duas vezes para baixo, até exibir os atalhos de conexões. Note que os ativados estarão destacados (em branco) e os desativados são exibidos em cinza. Basta um toque para ligar ou desligar itens como Bluetooth, Wi-Fi, dados móveis, projetor de tela e mais.
4. Apps ligados em segundo plano
Passo 1. Os apps em segundo plano ficam rodando no celular sem que você perceba, mesmo sem usar. Eles drenam bateria e até dados móveis. Para descobrir e desligar os apps, acesse o menu "Configurar" no celular. Depois, selecione "Aplicativos".
Passo 2. No menu do topo, marque para exibir os apps "Ativados". Selecione um que não precise rodar no momento e, depois, toque em "Forçar parada". Repita com todos os apps que preferir.
5. Ativar modo de economia de bateria automático
Passo 1. O Android no Moto Z permite ativar o modo de economia da bateria automaticamente, para não ter preocupações no dia a dia. Para isso, abra o menu "Configurar" e selecione "Bateria".
Passo 2. Selecione "Economia de bateria". Depois, ative a chave no topo da tela caso queria usar o recurso no mesmo momento. Se preferir usar o modo automático, selecione no menu a porcentagem da bateria mínima para ligar a função, a partir de 15%. Quando a economia estiver ativa, as bordas da tela aparecerão na cor laranja.
Vale a pena comprar o Moto Z2 play se não for adquirir algum snap? Usuários opinam no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Dragon Age 4 ganha teaser e revela novidades sobre enredo na Gamescom
- Fortnite: como completar o desafio dos Troféus de Peixe
- Dragon Age Inquisition: dicas para achar e matar dragões no game
- Como alterar o idioma da dublagem de League of Legends
- Legends of Runeterra (LoR) ganha data de lançamento para PC e celular
- Pokémon Go recebe Rayquaza e aumenta armazenamento de monstrinhos
- PUBG Mobile: cinco curiosidades sobre o cenário competitivo do jogo
- Como alterar o plano de fundo das conversas do Viber?
- Morte permanente em Hellblade: Senua’s Sacrifice é questionada após teste
- Saiba como bater faltas no jogo PES 2017 para fazer belos gols