Gadget é uma palavra estrangeira muito presente no vocabulário do brasileiro que vem sendo usada para designar dispositivos eletrônicos portáteis de maneira genérica. Smartphones, tablets, notebooks, HDs externos, carregadores portáteis: todos eles fazem parte do universo definido por esse vocábulo de (possível) origem francesa.
A tradução do termo para o português, no entanto, pode desglamourizá-lo um pouco: significa algo como bugiganga ou engenhoca. Descubra a seguir onde surgiu, qual o real significado e o que pode ser considerado gadget ou não.
Significado
A origem da palavra gadget é incerta e tem diferentes versões. Há quem diga que seja derivada do termo francês gachette, que era aplicado a várias peças de um mecanismo de disparo. Já segundo o dicionário Oxford, há evidências de que, desde meados do século XIX, o vocábulo era usado pelos marinheiros de língua inglesa para citar um item técnico sobre o qual não sabiam ou não lembravam o nome.
Independentemente de onde ou como tenha surgido, o termo gadget parece sempre ter sido utilizado para tratar objetos de forma genérica. Atualmente, é definido pelo dicionário Oxford como “um pequeno dispositivo ou ferramenta mecânica ou eletrônica; especialmente engenhosa ou nova”.
Então, quais aparelhos são considerados gadgets?
De acordo com a definição acima, não é sequer necessário que o dispositivo seja eletrônico para ser considerado um gadget. No entanto, na área da tecnologia, costuma-se aplicar a palavra a aparelhos eletrô
Na indústria de softwares o termo é usado para nomear programas que oferecem múltiplos serviços executados e gerenciados em um mesmo ambiente, em a necessidade de um aplicativo independente para cada um. O termo é muito comum nas plataformas de edição em sites e blogs, designando o recurso que permite adicionar funções extras a um layout pronto, como integração com redes sociais ou com a pesquisa do Google, sem a necessidade de saber programar.
Gadget ou widget?
Seja pela sonoridade similar ou mesmo pelo uso do termo aplicado no universo dos softwares, é comum que as pessoas confundam gadget com widget. Esse último, no entanto, é um elemento de interface gráfica que facilita a interação do usuário com aplicativos e softwares em geral. Pode ser uma janela, botão, menu, ícone, entre outros.
A palavra ficou mais conhecida após a popularização dos smartphones, uma vez que as aplicações instaladas nos aparelhos costumam oferecer essas opções. Um exemplo deles é a barra de buscas do Google, ou mesmo o relógio, que muitos usam na tela inicial. Acredita-se que o termo “widget” tenha surgido da junção das palavras gadget e window (janela, em inglês).
Via Dicionário Oxford e Wikipedia
Qual a melhor concorrente da GoPro? Saiba no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Fone esportivo da JBL é resistente ao suor e promete não cair da orelha
- Confira os 7 piores jogos de terror de todos os tempos
- Smarts Android agora conseguem desbloquear Chromebooks; veja como fazer
- Golpe do Bolsa Família se espalha no WhatsApp: 600 mil brasileiros afetados
- 'Estamos melhorando a experiência do usuário', diz Facebook sobre YouTube
- WhatsApp: grave mensagens divertidas com a voz do Google Tradutor
- Facebook muda política de nomes e pretende reduzir 'enganos'
- Como clipar no Facebook Gaming e baixar clipes de transmissões
- Patapon remasterizado chega aos lançamentos da semana
- DIR-882, roteador Wi-Fi da D-Link, promete boa conexão para gamers