A Samsung apresentou no final de 2017 uma novidade em suas TVs: a conexão invisível. O recurso utiliza uma solução engenhosa para esconder os cabos e promete acabar com a bagunça, principalmente, quando há vários aparelhos ligados ao mesmo tempo, como videogames, Blu-Rays e sistemas de som.
Por enquanto, a conexão invisível está disponível apenas em modelos premium da marca sul-coreana, como as novas QLED e a The Frame, uma TV que aqui no Brasil pode custar por volta de R$ 8 mil. Conheça um pouco mais sobre o recurso e entenda porque ele pode ser útil para você.
Solução da Samsung esconde bagunça (Foto: Divulgação/Samsung)
Onde estão os fios?
Mesmo que estejam imperceptíveis, os cabos ainda saem da TV. A fabricante apenas substituiu a conexão direta por um hub, chamado de One Connect. Nele, são conectados todos os dispositivos externos, evitando que os cabos fiquem aparentes na região do televisor. É possível deixar os aparelhos distantes da TV, já que o acesso a eles é feito pelo controle da própria televisão. Modelos com o recurso costumam ter cabo de 5 metros, mas a Samsung vende uma versão de 15 m separadamente, por R$ 899.
O One Connect traz um conjunto robusto de entradas, com quatro HDMIs – incluindo uma compatível com ARC – e três portas USB. A Samsung também promete melhor qualidade do sinal transmitido pelo cabo óptico, com até 12,5 Gbps de velocidade na troca dos dados.
One Connect concentra conexões (Foto: Divulgação/Samsung)
A conexão invisível é uma alternativa para quem sempre sonhou com a eliminação do emaranhado de fios. A solução dispensa o uso de móveis específicos para esconder os cabos, como os painéis e racks. No entanto, o recurso só está disponível nas linhas de TVs mais caras da Samsung.