A D-Link tem diversos roteadores à venda no mercado brasileiro, com modelos para todos os tipos de usuário. Aos mais exigentes, uma função bastante interessante e que está presente em aparelhos da marca é o QoS (Quality of Service, em inglês). Esse recurso é uma boa solução para direcionar o uso da rede para um dispositivo em específico, mantendo a conexão estável e evitando travamentos e bugs.
Se você tem o costume de jogar online ou assistir a filmes via streaming, aprenda no passo a passo a seguir como configurar a preferência de rede. O procedimento foi realizado no Google Chrome, mas também pode ser feito em outros navegadores.
Número de IP abre a página de configurações da D-Link, por onde é ativado o QoS (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)
Passo 2. Faça o login como administrador apertando “Enter” – esse é o padrão de fábrica da D-Link, mas vale a pena criar uma senha própria para acessar a página. Depois, vá em “Funcionalidades” e clique em “Prioridades (QoS)”;
Na home da página de configurações, selecione a opção "Prioridades (QoS)" (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)
Passo 3. Na página seguinte, indique as velocidades que você deseja atribuir para os dispositivos com a preferência;
Indique as velocidades para ativar o QoS (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)
Passo 4. Selecione e arraste as conexões que vão ganhar a prioridade. É possível incluir até dois dispositivos com preferência alta, e um com vantagem máxima na distribuição do sinal;
Selecione e arraste os dispositivos conectados, organizando de acordo com as preferências (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)
Passo 5. Após incluir as conexões nas colunas indicadas, clique em salvar para atualizar as configurações da rede;
Terminado o procedimento, clique em "Salvar" para aplicar o recurso (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)
Pronto! Os aparelhos que foram priorizados com o QoS vão ter menos problemas de conexão durante períodos com a rede congestionada. A função evita travamentos em jogos online, reprodução de vídeos e chamadas.