A Apple tem a tradição de anunciar uma grande versão do iOS por ano. Nesta segunda-feira (04), a empresa reúne milhares de programadores na Califórnia para apresentar os novos recursos do iOS 12. O vice-presidente de software Craig Federighi informou que todos os iPhones e iPads lançados a partir de 2013 vão funcionar melhor com a próxima versão.
O popular iPhone 6 Plus foi citado na apresentação. De acordo com a fabricante, a presença do iOS 12 permitirá maior velocidade ao executar aplicativos e exibir o teclado virtual. Ao abrir a câmera nativa, a imagem em tempo real vai aparecer 70% mais rápido. Ainda não há uma data certa para o lançamento oficial do novo sistema, mas a previsão é para setembro deste ano.
Craig Federighi anuncia disponibilidade do iOS 12 em telefones e tablets lançados a partir de 2013 (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)
Pensando no tempo (demais) que as pessoas passam no telefone, a Apple decidiu mexer nas notificações. No iOS 12, o sistema irá agrupar mensagens do WhatsApp e outros mensageiros num mesmo balão, por exemplo. O mesmo ocorrerá dependendo dos assuntos citados.
O modo Não Perturbe turbinado evita que as pessoas utilizem o smartphone antes de dormir. Além disso, cada usuário saberá exatamente quanto tempo passa em cada aplicativo – com direito a limitar o tempo no Instagram, Facebook etc.
... t-media__image-centered">
iOS 12 mostra o tempo que o usuário passou com o telefone em mãos (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)
Siri mais inteligente
A assistente virtual Siri fica mais esperta com os chamados atalhos de aplicativos. Cada software poderá oferecer comandos adicionais de voz que o usuário deverá personalizar. Além disso, a ferramenta passará a mostrar sugestões de ações, como oferecer a encomenda de café logo que a pessoa liga o telefone pela manhã.
Quando a informação vier de um aplicativo, a assistente dirá uma frase que começa com “O aplicativo disse o seguinte…”, seguido da mensagem gerada pelo software.
Um editor possibilita escolher todas as ações que a Siri deve fazer ao encerrar o expediente de trabalho, conforme demonstrado no congresso. Uma engenheira da Apple configurou o telefone para ativar o termostato, mandar uma mensagem para um colega, abrir uma playlist e mostrar o trânsito até sua residência. Tudo foi feito pela Siri segundo ordem de ações determinada pelo usuário.
Memoji!
Executiva demonstra personalização do Memoji (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)
Depois dos Animojis, chegou a vez dos Memojis: replicando os AR Emojis, que a Samsung apresentou junto com o Galaxy S9, a Apple revelou emojis em 3D personalizáveis. O usuário pode modificar o cabelo, os olhos, o nariz, dentre tantas outras características faciais. Os efeitos ocorrem em tempo real e dependem da tecnologia exclusiva do iPhone X para funcionar.
Apple Fotos sob medida com iOS 12
O Apple Fotos no iOS 12 tira proveito do processador dedicado a inteligência artificial para sugerir pesquisas. O programa também detecta imagens de evento e sugere compartilhá-las com as pessoas ali retratadas.
Um novo aplicativo chamado Medidas possibilita descobrir as dimensões de objetos ao apontar o celular para eles. A novidade emprega a tecnologia de realidade aumentada (AR, em inglês) da empresa. Foi apresentada a geração do AR Kit, conjunto de ferramentas para que desenvolvedores criem aplicações.
iOS 12 traz recursos de inteligência artificial para galeria de fotos (Foto: Divulgação/Apple)
macOS Mojave promete mais organização e modo escuro
A atualização macOS Mojave traz um modo noturno que deixa os menus e telas mais escuros, com a promessa de tornar mais confortável o uso do computador. No entanto, as fotos, capas de álbuns e elementos 3D permanecem com as cores habituais.
Com o objetivo de solucionar a bagunça na área de trabalho (chamada de Mesa, pela Apple), o Mac ganha inteligência para agrupar os arquivos por tipo – documentos em PDF, planilhas, apresentações etc.
A integração com outros dispositivos possibilita abrir uma apresentação no Mac e importar uma foto feita naquele momento pelo iPhone.
macOS Mojave conta com modo escuro e App Store remodelada (Foto: Divulgação/Apple)
O Brasil marca presença no congresso com 72 universitários selecionados por meio de um programa especial. O chamado scholarship possibilita aprendizado e divulgação dos aplicativos criados para sistemas da maçã.
O jornalista viajou para os Estados Unidos a convite da Apple.