O Snapdragon 850 é o novo processador da Qualcomm destinado a PCs e notebooks. Com promessa de 30% mais performance do que o Snapdragon 835, CPU anterior presente em alguns laptops da HP e Asus com críticas sobre baixo desempenho, o novo modelo é a tentativa da marca de melhorar ainda mais a experiência de uso.
Além da velocidade, o processador ganhou mais autonomia – a fabricante afirma que o novo chip gasta 20% menos energia do que o anterior. Revelado na Computex 2018 nesta segunda-feira (4), o Snapdragon 850 deve aparecer em lançamentos da HP, Asus e Lenovo em um primeiro momento.
Com conectividade LTE (base da tecnologia 4G), a proposta é oferecer ao PC o conceito de celulares que estão sempre conectados – inclusive com velocidade Gigabit. O objetivo da tecnologia é deixar o notebook online, sem depender da rede Wi-Fi da sua casa.
Em relação às especificações, o Snapdragon 850 é um octa-core capaz de rodar a 2,95 GHz de velocidade, além de ser equipado com um chip de 10nm. A GPU usada no processador é a mesma Adreno 630 encontrada no Snapdragon 845, exclusivo para os celulares, e presente no interior dos Galaxy S9 e S9 Plus, por exemplo.
Outro avanço de performance descrito pela Qualcomm fica por conta da velocidade de rede 4G do processador, que está até 20% maior nos testes realizados pela marca. Vale lembrar que laptops com chips da linha têm foco maior em conectividade, oferecendo funcionalidades similares às de tablets – por isso, há suport
Visto como uma espécie de “segunda geração” da linha Snapdragon para PCs, o 850 visa corrigir as falhas do 835 ao se distanciar das limitações provocadas pelo design, originalmente criado para celulares. Ao contrário do 835, o 850 pode chegar a velocidades mais altas por mais tempo sem tanta preocupação com calor e consumo – já que, nos laptops, as baterias são bem maiores.
Autonomia e compatibilidade com apps
Segundo a fabricante, notebooks que têm o Snapdragon 835 apresentam autonomia de bateria de até 20 horas. Diante do ganho de 20% de eficiência, a Qualcomm afirma que as máquinas com o novo processador terão “dias de bateria”, e não horas.
A grande questão em relação aos computadores com processadores da fabricante gira em torno da compatibilidade com os apps tradicionais do Windows 10. O sistema da Microsoft já tem estruturas que permitem rodar aplicativos em PCs com Snapdragon. Porém, a implementação do recurso foi alvo de críticas na primeira geração da linha em virtude de lentidão e bugs generalizados em programas mais exigentes, como o Photoshop.
Via Qualcomm, PC World e Geeky Gadgets
Qual processador é melhor? Opine no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Google libera material design no Chrome 53 e reduz consumo de bateria
- Twitter copia YouTube e passa a exibir anúncios pre-roll em vídeos
- League of Legends: como jogar de topo (top laner)
- Testamos os Lumia 640 e 640 XL, smarts concorrentes do Moto G e Zenfone
- Conheça os repetidores de sinal Wi-Fi da Intelbras à venda no Brasil
- Novos SSDs têm impressionantes 2TB, mas chegam com preço 'assustador'
- Spongebob HeroPants: Bob Esponja vira super-herói em novo jogo
- Injustice 2 terá Sub-Zero de Mortal Kombat adicionado via DLC ao game
- Como apagar o hist?rico de downloads feitos no Android?
- Conheça acessórios antigos que funcionam no Moto G 4, G 4 Plus e G 4 Play