O gerenciamento remoto dos roteadores permite acessar as configurações de um aparelho à distância, sem estar conectado diretamente à rede. A função é útil para receber suporte técnico ou apenas para mudar a senha do Wi-Fi mesmo longe de casa. No entanto, a opção é mais indicada para usuários avançados, já que abre caminho para acessos de terceiros.
Desabilitar a administração remota é uma das providências para combater o VPNFilter, malware descoberto no início de junho de 2018 que pode roubar senhas de usuários. Confira no passo a passo a seguir como desligar o recurso no painel do roteador.
Descubra o IP do roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Acesse o roteador com login e senha. As informações variam conforme o modelo ou o provedor de Internet. Por padrão, o login tende a ser “admin” ou ficar em branco. Já a senha pode tomar a forma de uma das seguintes opções: “admin”, “password”, “1234”, os últimos dígitos do ID do roteador conforme a etiqueta no aparelho, ou vazio (em branco). Teste as combinações para entrar;
Acesse o roteador com login e senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Busque pela opção "gerenciamento remoto" (remote management), "administração remota" (remote administration) ou "configuração remota" (remote configuration). A opção costuma estar localizada no menu "Avançado" (Advanced) do painel. Podem haver variações entre esses termos. Em um roteador da Thomson, por exemplo, a função se chama “Remote Config Management”. Certifique-se de que o recurso esteja desativado;
Desative o gerenciamento remoto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. Para finalizar, aplique a alteração clicando em “Salvar” (Save) ou "Aplicar" (Apply), possivelmente no rodapé da página. A partir daí, o roteador não permitirá conexões ao painel a não ser que o usuário esteja dentro do alcance do Wi-Fi ou conectado via cabo diretamente ao aparelho. A medida elimina a conveniência da administração remota, mas, em contrapartida, torna o roteador mais seguro.