O leitor de impressões digitais lateral é uma das principais novidades do Moto Z3 Play. Localizado logo abaixo dos botões de volume, o recurso reconhece até cinco dedos diferentes e permite desbloquear o aparelho com apenas um toque no sensor. Além de garantir mais rapidez ao usuário, a biometria também adiciona mais segurança ao sistema, já que funciona em conjunto com as tradicionais senhas do Android.
No entanto, para desbloquear o Moto Z3 Play com suas impressões digitais, assim como em todo smartphone, é preciso cadastrá-las antes. No tutorial a seguir, o TechTudo detalha todos os passos necessários para utilizar a biometria no lançamento da Motorola.
Biometria permite desbloquear o aparelho e aplicativos com apenas um toque; veja como utilizar (Foto: Fernando Telles/TechTudo)
Nas configurações do dispositivo, acesse a seção "Segurança e local" (Foto: Reprodução/Fernando Telles)
Passo 2. Selecione "Configurar a impressão digital" e insira a sua senha, padrão ou PIN de desbloqueio. Nos casos em que o dispositivo não possui nenhum desses métodos de proteção ativados, será necessário escolher um deles antes de prosseguir.
Para continuar, insira ou defina um método alternativo de debloqueio (Foto: Reprodução/Fernando Telles)
Passo 3. Na tela seguinte, se você precisou definir uma senha, PIN ou padrão no passo anterior, o smartphone também perguntará se deve ou não exibir o conteúdo das notificações na tela de bloqueio. Neste caso, basta selecionar a opção de sua preferência e tocar em "Concluído".
Ao definir uma senha, PIN ou padrão, ajuste também a privacidade das suas notificações (Foto: Reprodução/Fernando Telles)
Passo 4. Após concluir todos os passos acima, localize e toque o leitor de digitais na parte lateral do dispositivo. Assim como o próprio sistema indica, é possível encontrar o sensor logo abaixo das teclas de volume.
Após localizar o sensor, toque-o uma vez para prosseguir (Foto: Reprodução/Fernando Telles)
Passo 5. Na tela seguinte, antes de tocar a opção "iniciar" e finalmente começar o cadastramento das digitais, certifique-se que o sensor e o seu dedo estão limpos. Além disso, para garantir o sucesso do procedimento, segure o smartphone na posição normal de uso.
Antes de tocar em "Iniciar", leia as instruções descritas na tela (Foto: Reprodução/Fernando Telles)
Passo 6. Iniciado o cadastramento, siga as recomendações da tela e toque o sensor quantas vezes for necessário. Ao fim do procedimento, o smartphone seguirá automaticamente para a próxima tela.
Durante o cadastramento, também fique atento às instruções exibidas na tela (Foto: Reprodução/Fernando Telles)
Passo 7. Com a impressão digital já adicionada, é possível finalizar o procedimento tocando em "Concluído". Contudo, se você deseja cadastrar mais impressões digitais, suas ou de outras pessoas, basta tocar em "Adicionar outra".
Ao fim do procedimento, é possível adicionar outra digital logo em seguida (Foto: Reprodução/Fernando Telles)
Pronto! Após finalizar o cadastramento de uma digital, já é possível utilizá-la para desbloquear o aparelho e aplicativos.
Para adicionar, excluir ou renomear digitais
No futuro, caso você queira adicionar outras digitais ou até mesmo gerenciar as que estão cadastradas, basta seguir os passos adiante:
Passo 1. Novamente nas configurações de "Segurança e local", toque na opção "Impressão digital" e insira a sua senha, PIN ou padrão.
Primeiro, acesse novamente a seção "Segurança e local" (Foto: Reprodução/Fernando Telles)
Passo 2. Na tela seguinte, além de poder excluir as impressões digitais cadastradas, é possível também renomeá-las. Para isto, basta tocar no nome de alguma delas e alterar a descrição.
Além de excluir uma impressão cadastrada, você pode também renomeá-la (Foto: Reprodução/Fernando Telles)
Passo 3. Nesta mesma tela, o sistema também te permite adicionar novas impressões digitais. Entretanto, lembre-se que só é possível cadastrar até cinco dedos.
Por padrão, o sistema não permite cadastrar mais que cinco digitais (Foto: Reprodução/Fernando Telles)