Cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, desenvolveram uma tecnologia que permite “tocar” e "sentir" imagens projetadas em 3D. Os hologramas táteis, com são chamados, são resultado de fortes alterações nas moléculas que compõem o ar usando ultrassom e criam objetos virtuais que podem ser tocados com as mãos em três dimensões.
Descubra como aproveitar melhor o Chromecast com dicas especiais
A invenção é composta por uma base com diversos micro alto-falantes que emitem sons de alta frequência diretamente nas mãos do usuário. Esta, por sua vez, é rastreada em tempo real por sensores Leap Motion. Ou seja, quando a pessoa move as mãos em torno do objeto, na verdade são as ondas sonoras que estão se movimentando no ar e pressionando a pele.
A ideia é que a tecnologia trabalhe em sincronia com projetores de holograma comuns, dando a impressão para o usuário de que ele pode ver e tocar um objeto virtual. Em chamadas de vídeo transmitidas dessa forma, seria possível até mesmo cumprimentar uma pessoa do outro lado da linha, por exemplo.
Mas a aplicação inicial da novidade será principalmente na medicina, permitindo que médicos toquem tumores gerados em exames de imagem. A expectativa é que o holograma tátil possa facilitar o tratamento do câncer.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- FIFA: 8 curiosidades e segredos sobre os jogos da série da EA Sports
- Como embedar calendários e campos no Excel
- Quer comprar um SSD M.2 NVMe? Confira modelos e preços no Brasil
- Veja os requisitos e como fazer download de Squad no PC
- Capcom anuncia controle arcade com jogos clássicos na memória
- Horizon Zero Dawn ganha data de lançamento no PC; veja requisitos mínimos
- Aparelho promete vários streamings simultâneos na mesma tela
- CS:GO: s1mple é eleito o melhor jogador de 2018
- LittleBigPlanet 3 recebe extras de Frozen, animação da Disney
- PES 2019: novidades do novo Data Pack 5.0 com Palmeiras e Corinthians