O YouTube Music, aplicativo do Google recém chegado ao Brasil, oferece o enorme acervo do YouTube em uma interface dedicada ao streaming de músicas. Usuários de concorrentes como Spotify e Deezer vão encontrar uma experiência familiar e talvez até sentir falta de alguns aspectos, porém, alguns recursos diferenciam o serviço, como a busca inteligente e as sugestões baseadas em localização.
Disponível para smartphones Android e iPhone (iOS), o app é gratuito, mas disponibiliza algumas funcionalidades apenas na versão Premium, que custa R$ 16,90 mensais. Conheça, na lista a seguir, cinco funções interessantes do YouTube Music.
Quer comprar um smartphone top pelo melhor preço da Internet? Veja no Compare TechTudo!
1. Busca contextual
Um diferencial do YouTube Music com relação a seus concorrentes é a facilidade para pesquisar uma música. O app conta com o poderoso algoritmo de busca do Google, o que permite uma pesquisa inteligente e contextualizada. Não é necessário saber o nome exato de uma faixa para encontrá-la: basta digitar um trecho da letra diretamente no aplicativo.
2. Reproduzir apenas o áudio dos vídeos do YouTube
Mesmo antes do lançamento de qualquer serviço especializado, muita gente já utilizava o YouTube para escutar música. Com o novo app, esses usuários podem decidir se querem reproduzir o vídeo normalmente, como é feito hoje na plataforma, ou só o áudio. A função pode ser útil para economizar dados ao usar o player com conexão 3G. No entanto, vale frisar que apenas a versão paga disponibiliza a reprodução em segundo plano, isto é, enquanto outros aplicativos estão na tela ou o quando o display é bloqueado. Na versão gratuita você é obrigado a ficar com o app aberto no celular para que ele reproduza o áudio.
3. Recomendações baseadas em localização e atividade
As sugestões de músicas, artistas e playlists exibidas na página inicial podem ser otimizadas com base na localização do usuário e a hora do dia. A partir dessas informações, o YouTube Music prevê qual é a sua atividade no momento e qual conteúdo pode ser mais adequado para a ocasião. Por exemplo, se o software sabe que a pessoa está na academia, poderá recomendar uma playlist animada para fazer exercícios. Compartilhar sua localização e permitir essa funcionalidade é opcional.
4. Download de músicas
Não é preciso depender sempre de conexão com a internet para ouvir música no aplicativo. É possível baixar as faixas desejadas ou ainda uma seleção automática. A função “Mixtape off-line” faz o download de uma playlist personalizada pelos gostos do usuário com uma quantidade pré-determinada de músicas (até 100). Além disso, o local de armazenamento dos arquivos baixados pode ser escolhido: memória interna ou cartão SD. O recurso, porém, está disponível apenas para os assinantes do YouTube Music Premium - entenda como funcionam os planos do serviço.
5. Equalizador de som
Os
Seu YouTube tem problemas para carregar alguns vídeos? Saiba como resolver no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Ônibus do Rio de Janeiro aparecem no Google Maps em tempo real
- Street Fighter 5 anuncia Zeku, ninja ocidental com golpes rápidos
- Como salvar mensagens de vídeo no Skype para Android
- Qualcomm revela Snapdragon 855, processador para celulares com 5G
- Como jogar CrossFire: Legends no PC com o emulador BlueStacks
- Aplicativo para gravar ligações: saiba usar o Automatic Call Recorder
- getspin4you: site malicioso promete diamantes do Free Fire e Riot Points
- Redmi 6 vs Redmi 7: o que muda entre os celulares da Xiaomi
- Microsoft lança Bing Insiders para melhorar buscador rival do Google
- CBLOL: Vorax e Flamengo estão nas semifinais; veja tabela de classificação