O Instagram anunciou nesta quinta-feira (13) a retrospectiva das tendências mais populares na plataforma durante 2018 entre os usuários brasileiros. Com muitos recursos implementados no feed e nos Stories ao longo do ano, a empresa de Zuckerberg foi usada de múltiplas formas: desde o lançamento de desafios virais como a brincadeira de colocar o dedo no olho à propagação de hashtags que indicavam os eventos em alta no país, como a Copa do Mundo e o Carnaval 2018.
O levantamento do Instagram inclui a cidade de São Paulo em quatro lugar no top 5 geolocalizações mais usadas em 2018. Já a hashtag mais usada pelos brasileiros em posts no feed foi #tbt, etiqueta que indica a publicação de fotos antigas. Ela foi acompanhada no ranking pelas tags #love e #amor, com 13 milhões e 9 milhões de utilizações em posts na rede social.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A temática amorosa do Brasil no Instagram segue uma tendência internacional: em nível mundial, o GIF mais usado nos Stories foi o Coração do Instagram. Isso se repete com a popularidade do filtro de corações e com a publicação do emoji ❤ por usuários mais de 14 bilhões de vezes na rede social. Segundo o Instagram, a plataforma é um espaço feito para que os usuários se expressem criativamente e se aproximem das pessoas e das coisas que amam. “Ficamos felizes ao ver que compartilhar amor e gentileza ainda é uma das principais prioridades da comunidade Instagram”, declarou a rede social em comunicado oficial.
Em contrapartida às hashtags amorosas mais usadas pelos brasileiros, as que tiveram maior crescimento se referiam a moda (#lookdodia e #modafeminina) ou às comemorações do ano: Copa do Mundo e o Carnaval. Já mundialmente, o jogo Fortnite teve um progresso explosivo, sendo a hashtag de maior crescimento global.
Desafios se tornaram febre no Instagram
Em 2018, os usuários do Instagram protagonizaram uma série de desafios virais. A rede social foi tomada por manias e brincadeiras um tanto quanto curiosas. Uma delas foi fingir-se de morto, pedindo que seguidores comentassem RIP (Rest In Peace, que significa “Descanse em Paz”, em tradução livre) na última foto do perfil, lamentando a suposta morte do usuário. O objetivo da pegadinha era ganhar seguidores e likes, mas a ação foi interpretada pelo Instagram como desrespeito às Diretrizes da Comunidade.
Os usuários da rede também tentaram reproduzir o gesto que o jogador britânico Dele Alli fez ao comemorar um gol durante a Copa do Mundo no desafio do dedo no olho. Celebridades se engajaram na brincadeira, que se espalhou para outras redes sociais. Outra moda em 2018 foi o #FallingStarsChallenge, que consistia em posar para fotos deitado, com o rosto no chão, e divulgar ao lado itens de valor que tenham saído de bolsas ou bolsos durante a falsa queda. A ideia era ostentar pertences de maneira bem-humorada.
Retrospectiva Instagram 2018:
Top 5 localizações mais marcadas no Brasil
- São Paulo, Brazil
- Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
- Salvador, Bahia, Brazil
- Belo Horizonte, Brazil
- Fortaleza, Brazil
Top 5 Hashtags mais usadas no Brasil
- #tbt
- #love
- #brasil
- #amor
- #instagood
Top 5 hashtags que
- #brasil
- #modafeminina
- #carnaval2018
- #copadomundo
- #lookdodia
Top 5 geolocalizações mais usadas no mundo
- Moscou, Russia
- Nova York, Estados Unidos
- Londres, Reino Unido
- São Paulo, Brasil
- Los Angeles, Estados Unidos
Não consigo postar Stories no Instagram: como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- WhatsApp se une ao TSE no combate às fake news nas eleições de 2020
- Horizon Zero Dawn: como derrotar o Behemoth no jogo
- CS:GO: MIBR vence Team Singularity e avança na ECS Season 7
- Mortal Kombat X: Reptile é confirmado na nova versão do game
- PUBG: Rússia é a campeã da Nations Cup
- Como conseguir armas com munição infinita em Uncharted 4
- Review Captain Tsubasa: jogo traz futebol exagerado ao PS4, PC e Switch
- Vídeo compara gráficos de Gran Turismo Sport com Gran Turismo 6 do PS3
- iPhone 6S: preços no Claro Up são divulgados; parcelas são de R$ 129
- Conheça os melhores jogos de corrida para Android, iPhone e iPad (iOS)