Os nomes mais populares do Brasil em 2018 foram Enzo Gabriel, Miguel e Arthur. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (27), foram compilados nos 7.732 Cartórios de Registro Civil do país e divulgados no novo site Portal da Transparência. Na plataforma, é possível filtrar os nomes por local, mês e ano, desde 2015. Há ainda informações sobre casamentos e óbitos em uma base que conta com mais 125 milhões de registros. Veja o ranking completo com os nomes mais escolhidos pelos pais brasileiros este ano.
As informações disponibilizadas no novo Portal (www.registrocivil.org.br) reúnem os mais de 2 milhões e 760 mil registros de nascimento realizados até o dia 21 de dezembro. O levantamento mostra que foram escolhidos 348.861 nomes diferentes, com ampla variação de grafia. Cerca de 28% do total são nomes compostos. Curiosamente, foram identificadas 3.027 variações compostas para o nome Maria, 2.320 para Pedro, 1.564 para Ana, 1.488 para Enzo e 1.260 para João.
A partir de 2018, os nomes mais registrados, a quantidade de nascimentos, casamentos, óbitos e CPFs ficarão disponível no site. Outro serviço acessível é a Busca de Óbitos de Pessoas Desconhecidas, que deve ajudar a encontrar pessoas desaparecidas e registradas como indigentes.
O Portal também permite solicitar certidões de nascimento, casamento e óbito de qualquer cartório brasileiro gratuitamente. O documento impresso pode ser recebido em casa ou retirado no cartório mais próximo. A versão digital pode chegar por e-mail, e terá a mesma validade do original.
Como ver a popularidade dos nome?
Para conhecer os nomes simples e compostos mais registrados em cada região, estado, mês e ano, acesse o Portal da Transparência (no endereço https://transparencia.registrocivil.org.br/home), role a página até a área "Os 50 nomes mais registrados". Escolha os filtros desejados e clique em Pesquisar.