O Messenger, app de mensagens do Facebook, poderá voltar para a rede social principal de Mark Zuckerberg. De acordo com a pesquisadora Jane Manchun Wong, conhecida por descobertas de aplicativos, o mensageiro está sendo testado dentro do Facebook novamente. Isso significa que o usuário não precisará instalar dois softwares diferentes para ter acesso à plataforma e às ferramentas de bate-papo. A mudança principal estaria em um botão no Facebook que dispensaria a necessidade de acessar o app do Messenger.
Em seu perfil no Twitter, Wong demonstra que, na fase de testes, é possível entrar no chat pelo aplicativo do Facebook, porém o mensageiro conta com funções limitadas. O usuário poderia apenas enviar e receber mensagens simples. Caso queira enviar conteúdos elaborados, como fotos, reações de emoticons ou até fazer chamadas, seria necessário entrar na versão padrão do app.
Na captura de tela da pesquisadora Wong, é possível notar que a versão de testes do Facebook traz um novo design, assim como mudanças na interface do chat. No entanto, é importante ressaltar que a empresa não confirmou a informação e não existe uma data oficial para o lançamento das possíveis atualizações.
O Messenger foi lançado como um aplicativo independente em 2011. Porém, somente em 2014, o Facebook removeu o recurso de bate-papo de seu aplicativo principal – o que forçou a instalação do mensageiro para conversar por chat com usuários da rede social. Depois de quase cinco anos, o Facebook se prepara para integrar os serviços de mensagens entre Messenger, Instagram e WhatsApp.
A integração não deve incorporar as funções das plataformas de Mark Zuckerberg. Não haverá nenhuma fusão das funcionalidades do trio Facebook, Instagram e WhatsApp. A mudança promete o acesso à lista de contatos de cada aplicativo para o usuário de qualquer um dos serviços – isso representa um recurso de navegação incluído na convergência das redes sociais.
A principal novidade com a junção será uma maior segurança do conteúdo enviado, pois passarão a utilizar a criptografia ponta a ponta, que atualmente só é aplicada no WhatsApp. Além disso, para garantir uma maior proteção das mensagens, elas
... passarão a ter uma data de expiração, que poderá ser de um ano ou um mês. Até mesmo o SMS do telefone poderá ser usado para o envio de mensagens no chat dos aplicativos.