O WhatsApp passou a informar quando uma mensagem for encaminhada muitas vezes. Quando um texto, foto, vídeo ou áudio for enviado para várias pessoas, tanto o remetente quanto o destinatário da conversa, veem um ícone de seta dupla, ao invés da setinha única que aparecia junto com a palavra "Encaminhado". O objetivo do novo recurso é evitar a proliferação de fake news e spams no mensageiro — veja como denunciar notícias falsas no WhatsApp.

Ao TechTudo a assessoria de imprensa do WhatsApp confirmou que a novidade, que vinha sendo testada desde março deste ano, começou a ser liberada para todos gradualmente nesta sexta-feira (2) para Android e iPhone (iOS).

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

“Introduzimos recentemente uma atualização na etiqueta de mensagem encaminhada para ajudar as pessoas a identificar quando receberem mensagens que foram encaminhadas várias vezes anteriormente, como uma corrente”, explicou o porta-voz do WhatsApp.

Com a mudança, mensagens repassadas mais de cinco vezes serão sinalizadas com a etiqueta “Frequently Forwarded” (Encaminhado com Frequência, em tradução l), ao lado de um ícone de seta dupla. Atualmente, os conteúdos encaminhados no aplicativo são marcados com uma seta única.

O WhatsApp também notificará os usuários que forem encaminhar mensagens já repassadas múltiplas vezes com o alerta “Essa mensagem será marcada como encaminhada muitas vezes”. A medida vale para textos, fotos, vídeos e áudios enviados pelo mensageiro. Embora, nos testes do TechTudo, tenha sido possível ver a mensagem "Encaminhada uma vez" nos dados da conversa, a empresa afirmou, que não exibirá o número exato de vezes que a mensagem foi encaminhada.

A função, que já vinha sendo testada no WhatsApp Beta desde

... março deste ano, faz parte dos esforços do WhatsApp para combater a desinformação, como a limitação do número de compartilhamentos para cinco pessoas de uma vez.

Como falar com alguém no WhatsApp sem adicionar aos contatos? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo