Galaxy Note 10 e Galaxy Note 10 Plus são os nomes dos novos lançamentos da Samsung. Os celulares têm ficha técnica de ponta e tela de 6,3 e 6,8 polegadas, respectivamente. Pela primeira vez, a gigante sul-coreana abandona a saída de áudio analógico (3,5 milímetros) em telefones mais caros, a exemplo do que fizeram Apple e Huawei. O anúncio é feito no evento Unpacked, nos Estados Unidos. Os preços dos novos equipamentos serão revelados ainda nesta quarta-feira (07).
Os smartphones chamam a atenção pelo display ocupando praticamente toda a superfície frontal – o aproveitamento ultrapassa 90%. A câmera de selfies (10 MP) fica alojada na área superior, de maneira similar à linha do Galaxy S10, anunciada no primeiro semestre.
Para além do display, também há diferença no conjunto fotográfico da parte de trás. O Galaxy Note 10 traz câmera tripla na seguinte disposição: tradicional (12 MP), teleobjetiva (12 MP; para zoom) e ultra wide (16 MP). O Plus inclui ainda um sensor Time of Flight (ToF) para melhorar os retratos com fundo desfocado. A tecnologia é um dos destaques do rival Huawei P30 Pro.
As especificações citam o novo processador Exynos 9825, de fabricação própria. O Brasil não está no rol de países com Snapdragon 855, portanto. O chip fabricado em processo de 7 nanômetros é mais rápido e inteligente, com desempenho 33% superior. Amantes de games também têm mais poder de fogo com uma placa gráfica (GPU) 42% melhor que no antecessor Galaxy Note 9.
No campo da memória RAM, o Note 10 tem 8 GB e o Note 10 Plus, 12 GB. O armazenamento começa em 256 GB em ambos e chega a 512 GB na edição mais parruda. A entrada microSD também se restringe ao modelo Plus.
Fotos e vídeos
Os executivos da marca reforçaram o interesse em oferecer um smartphone ideal para quem busca produtividade. Não por acaso, o aplicativo de edição de vídeos foi refeito para permitir juntar vários clipes e sons.
A função de fotos animadas (Live Focus) passa a fazer o efeito retrato, o que até então não existia.
Vídeos gravados com zoom priorizam o áudio da cena mais importante. Ao filmar um show no parque, o telefone capta o barulho do entorno quando o enquadramento é geral, mas suprime os ruídos e aplica apenas a música quando em zoom.
Super Steady oferece estabilização extrema de vídeos para evitar clipes tremidos.
S Pen
A caneta eletrônica S Pen, tradição da linha Note, está mais resistente. Também ganha atalhos por gestos. Por exemplo, na galeria de imagens, movimentos de rotação com a caneta permitem corrigir a foto.
Link to Windows
A sincronização com computador se torna possível devido ao recurso Link to Windows. A conexão via internet replica as notificações do Galaxy Note 10 na tela do PC.
Lançamento no Brasil
Tanto o Note 10 quanto o Note 10 Plus serão vendidos no mercado nacional. A Samsung não informou a data de lançamento, mas a expectativa é de que ocorra em setembro. Nenhum preço foi divulgado.