Overwatch, assim como muitos outros jogos, conta com expressões próprias criadas pela comunidade e usadas em situações específicas do game. O termo "C9", por exemplo, é conhecido por jogadores do FPS da Blizzard e espectadores do cenário competitivo e da Overwatch League. A expressão surgiu a partir de uma jogada protagonizada pelo time norte-americano da Cloud9. Confira, a seguir, o que significa "C9" no Overwatch e de onde surgiu o termo.
A jogada que deu origem ao termo "C9" aconteceu em 2017, durante a segunda temporada da APEX, em uma partida entre Cloud9 e Afreeca Freecs Blue (AF.Blue). Os times se enfrentavam pela fase de grupos, no quarto jogo válido pelo grupo C, e os norte-americanos haviam conquistado o primeiro objetivo do mapa Lijang Tower. No segundo, já durante o overtime, a Cloud9 iniciou uma team fight contra a AF. Blue, tendo 68% do objetivo capturado.
Entretanto, os norte-americanos não notaram que dois jogadores adversários estavam dentro do objetivo, garantindo a sua captura. Enquanto isso, a Cloud9 não tinha nenhum jogador no local para fazer a contestação, pois o time havia decidido focar na team fight. Como resultado, a Cloud9 perdeu o mapa por 2-1, e depois a partida por 3 a 1, sendo eliminada ainda na fase de grupos. Já a AF. Blue conseguiu avançar para segunda fase, onde foi eliminada após ficar em quarto lugar do grupo.
Um "C9 autêntico" acontece quando um time dá prioridade para lutas, foca em abates, e esquece de garantir que pelo menos um jogador pise no objetivo, ou faça o avanço/contenção da carga. Se fizer isso, o time negligencia um aspecto de grande importância no jogo competitivo, e se expõe ao risco de ceder um ponto ao adversário um ponto, ou até mesmo a vitória no mapa. Por isso, um C9 é diferente de fazer pressão
... territorial para evitar o avanço de um time, ou "zoning".