Usuários convidados não são exatamente uma novidade no Android, mas só agora o recurso deixou de ser exclusividade de tablets e desembarcou também nos smartphones com Android 5.0 Lollipop. A novidade é especialmente útil para quem costuma dividir o aparelho com crianças ou outros membros da família e quer ter a certeza de que seus dados estão seguros. Veja como adicionar um usuário convidado e configurá-lo no sistema móvel do Google.

Android 5.0 Lollipop: confira como usar o modo de economia de bateria

Android 5.0 Lollipop: como adicionar e configurar um usuário convidado (Foto: Reprodução/Google)

Passo 1. Acesse as "Configurações" do aparelho e vá até a opção “Usuários”;

Acesse as configurações de usuário do Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. No item “Convidado”, toque no ícone de engrenagem ao lado e, na tela seguinte, escolha se quer permitir que o usuário faça ligações telefônicas ou não;

Decida se quer bloquear ligações para o convidado Acesse as configurações de usuário do Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. De volta à tela anterior, toque em “Convidado” para fazer log off de sua conta e entrar como um convidado.

Faça login como convidado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Criando um novo usuário

Além do usuário convidado, é possível habilitar um novo usuário com nome fixo, ideal para controlar exatamente quais apps ficam disponíveis para cada filho, por exemplo. Para tanto, volte à tela de usuários e escolhe “Adicionar usuário”, confirmando sua escolha na tela seguinte em "OK".

Crie um novo usuário com uma conta Google diferente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O smartphone irá fazer log off e oferecer a habilitação de uma nova conta Google no aparelho, como se estivesse ligando pela primeira vez. Basta seguir as instruções na tela.

Trocando de usuário rapidamente

Após a criação tanto do usuário convidado quanto do fixo, eles ficam acessíveis por meio da tela de atalhos do Android na tela inicial. Para acessá-los, toque na sua foto e escolha na lista qual usuário você deseja fazer login.

... v class="foto componente-conteudo"> Acesse os usuários pela tela de atalhos do Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Agora você pode ficar tranquilo na hora de emprestar seu smartphone para algum familiar em emergências ou para seus filhos brincarem. Isso porque um usuário fixo ou convidado não tem acesso aos seus dados, então mensagens, histórico de ligações e outras informações ficam guardadas só para você.

Como corrigir a data errada no WhatsApp? Comente no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo