Contradizendo os rumores de que a parceria do Yahoo e da Microsoft acabaria, as gigantes anunciaram mudanças e mantiveram a continuidade da aliança. A principal alteração no contrato de 2009 é a flexibilidade do Yahoo em revelar os seus resultados de buscas e anúncios. Entenda o que muda.
Yahoo e Microsoft reafirmam parceria (Foto: Divulgação/Yahoo)
Como era e como ficou
Para entender as mudanças, primeiro é preciso saber como a parceria funcionava. Antes, todas as pesquisas feitas no desktop – em ambos os sites – mostravam os resultados do Bing. Já nos dispositivos móveis, os resultados podiam vir tanto do buscador da Microsoft quanto do Yahoo.
Agora, o Yahoo estará presente em todos os dispositivos, móveis e desktops. Com essa mudança, haverá possibilidades de diferentes resultados e uma abrangência muito maior do que somente com os resultados do Bing.
“Acreditamos firmemente que a pesquisa ainda está em sua infância – e esta parceria marca o próximo capítulo na nossa exploração de como fazer pesquisas verdadeiramente grandes. (…) Pesquisa é, e continuará a ser, uma parte extremamente importante do Yahoo, e esta nova parceria representa um grande passo para o nosso renascimento, afirma Marissa Mayer, CEO do Yahoo.
A outra mudança está nos anúncios das companhias. Antes, o Yahoo tinha o fornecimento da força de vendas nos espaços de ambos os sites. Agora, a Microsoft passa a vender sua publicidade em sua plataforma Bing Ads. O Yahoo segue a mesma tendência, com a criação da plataforma Gemini, para seus negócios de publicidade.
Dessa maneira, haverá maior agilidade e foco para ambas. Em comum, elas terão uma equipe de desenvolvimento que ajudará na venda de publicidade de maneira mais eficaz.