O número de malwares para atacar macOS vem crescendo em 2019, segundo dados da empresa de segurança Malwarebytes. Os vírus feitos para dispositivos da Apple representaram 16% do total de ataques neste ano, considerando outros sistemas como Windows e Android. Embora não seja um percentual muito grande, o número chama a atenção porque a base de aparelhos com o sistema da Apple é historicamente menor do que o número de PCs com a plataforma da Microsoft.
Além disso, índice de malwares detectados por dispositivos também preocupa. PCs com Windows identificaram 4,2 ameaças por dispositivo este ano, enquanto os Macs detectaram 9,8 malwares - mais do que o dobro em relação ao sistema rival.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Outro sinal de que os ataques ao macOS cresceram é que, pela primeira vez, um malware para o sistema aparece entre as cinco ameaças mais detectadas no ano. Conhecido como Mac New Tab, o vírus ficou em segundo lugar no ranking e foi encontrado em 4% dos dispositivos infectados. Ele costuma aparecer como uma extensão do Google Chrome ou Safari para modificar páginas da web.
O quinto lugar da lista geral também ficou com um malware para macOS. O programa malicioso PUP.PCVARK normalmente aparece como cópias do Advanced MacKeeper e foi encontrado em 3% dos dispositivos.
A maioria dos vírus para o sistema da Apple identificados pela Malwarebytes são adwares, programas criados para distribuir publicidade nos computadores. Por isso, têm um nível baixo de risco. Ainda assim, é importante se proteger: fique atentos a sites que fazem download automático de arquivos e não os execute em hipótes
Via Malwarebytes e TechRadar
Como tirar vírus do PC? Veja dicas no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Carregador portátil: lista reúne modelos bonitos e ‘baratos’
- CS:GO: MIBR vence dois jogos e avança na qualificatória da ECS Season 6
- Aplicativo para abrir docx: cinco opções para editar arquivo do Word
- Nintendo Switch vende mais que o Xbox One em menos da metade do tempo
- Demo de Horizon Zero Dawn mostra novos monstros e sistema de crafting
- Trojan bancário pode roubar e-mails completos das vítimas; entenda
- Com 8K, nova linha de televisores NanoCell, da LG, quer ser cinema em casa
- Dragon Ball Xenoverse 2 inova com novo desenho; leia teste do beta
- Como configurar o modo Não Perturbe no LG G6
- League of Legends: como jogar de atirador (ad carry)