Dota Underlords, o Auto Chess da Valve, é um jogo disponível para download no PC e em celulares Android e iPhone (iOS). Em update de julho de 2019, o game recebeu um sistema competitivo com ranks e divisões. Cada rank do jogo tem cinco níveis, e o jogador precisa acumular pontos para subir. Para medir as habilidades dos jogadores, o Dota Underlords utiliza um sistema de match making rating (MMR) simples, revelado pelo desenvolvedor Jeff Hill. Entenda, a seguir, como
Todos os ranks têm divisões de I à V. A divisão mais baixa é I e a mais alta é V. Apenas jogadores que alcançarem o rank de Chefão V podem subir para Lorde da Espiral Branca. Os players nesse rank terão seus nomes e pontuações adicionados ao leaderboard do jogo. Lordes da Espiral Branca não podem cair de volta para Chefão.
Primeiro, para destravar o modo ranqueado, o jogador deve jogar cinco partidas casuais. No primeiro rank, Iniciante, os usuários que terminarem nas colocações de um a seis ganharão MMR. Para os demais níveis, os jogadores que forem os quatro primeiros colocados ganharão pontos, enquanto os quatro últimos perderão pontos.
Para subir de rank, o jogador deve acumular um determinado número de pontos:
Iniciante – 0 pontos;
Vigarista – 500 pontos;
Fora da Lei – 1130 pontos;
Carrasco – 1835 pontos;
Contrabandista – 2615 pontos;
Tenente – 3570 pontos;
Chefe – 4700 pontos;
Chefão – 6005 pontos;
Lorde da Espiral Branca – 7600 pontos.
Ao alcançar um rank, o player não perde sua medalha. Por exemplo, caso um jogador que tem o rank de Carrasco IV perca vários jogos, ele pode descer para Carrasco I, mas a sua medalha não vai cair para Fora da Lei, mesmo que sua pontuação seja mais baixa que a do elo.
Dota Underlords utiliza o sistema de classificação modificado chamado Glicko. O método também é usado para medir a habilidade de um jogador em títulos como Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) e Splatoon 2. Para apresentar o rank, o jogo calibra a pontuação do player em um período médio de 25 partidas. Essa pontuação que dá ao jogador sua medalha de rank. Então, durant
... e o período de calibração, os níveis sobem com certa frequência. Esse período de calibração ocorre em todas as temporadas competitivas do jogo, como uma espécie de “soft-reset”.