A Mojang já liberou o acesso da versão beta do Minecraft Dungeons, com lançamento oficial marcado para 26 de maio no PC, PlayStation 4 (PS4), Xbox One e Nintendo Switch. Alguns jogadores que se inscreveram no pré-acesso, pelo site da desenvolvedora, já podem fazer o download e testar a jogabilidade do game, que ainda não foi disponibilizado por completo. O jogo em estilo dungeon-crawler é uma ação-aventura, semelhante à franquia Diablo, pensada para ser jogada sozinho ou em equipe. O herói deve enfrentar diversos perigos, em mapas inspirados nos biomas de Minecraft, para libertar os vilarejos das garras do terrível Arch-Illager.
O TechTudo teve acesso à versão beta, e conversou com o produtor executivo de Minecraft Dungeons, David Nisshagen, sobre o lançamento. Confira as primeiras impressões da gameplay beta a seguir – a versão completa do jogo também será testada pela nossa redação em um review em breve.
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Alguns jogos do gênero dungeon-crawler aproveitam as partidas para contar uma história. Já Minecraft Dungeons é diferente. "O jogo não é muito focado em história. A narrativa está presente mais para estabelecer um antagonista, e dar um senso de direção aos jogadores. Todos os desenvolvedores do game são programadores, então o foco do jogo é maior na jogabilidade do que em uma narrativa", explica David Nisshagen, produtor-executivo de Minecraft Dungeons.
O game possui três níveis de dificuldade, que ficam disponíveis quando o jogador termina o nível anterior. Além disso, cada mapa possui sua própria escala de dificuldade, que aumenta o poder dos inimigos bem como a qualidade dos itens encontrados na fase.
Nem todas as fases de Minecraft Dungeons estão acessíveis. Dos dez mapas, a versão beta disponibiliza apenas três para teste. Cada mapa é inspirado em um dos biomas de Minecraft, como Desert Temple, Redstone Mines e Soggy Swamp, que estarão disponíveis na versão completa (nomes ainda sem tradução). Por enquanto, Cripta Horripilante, Bosque dos Creepers e Pastos de Abóbora já dão um gostinho do que está por vir: muito combate, exploração e diversão.
O loot, conceito comum nos jogos estilo dungeon-crawler, fica por conta de baús que estão escondidos nas fases. Por meio dessas caixas cheias de itens e esmeraldas o jogador consegue equipamentos como espadas, machados, picaretas, arco e flecha e armadura. Os artefatos, que concedem ao usuário algum efeito como força aumentada, velocidade ou regeneração, também podem ser encontrados nos baús de loot.
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Diferentemente de Minecraft, que preza pela exploração e sobrevivência, o foco de Minecraft Dungeons é o combate e a cooperação. É divertido jogar o game sozinho, mas com amigos as possibilidades se multiplicam. O modo multiplayer permite jogadores locais, dividindo o mesmo console, ou modo online restrito a players que já estejam na sua lista de amigos. Ainda não há um sistema que combine pessoas que não se conhecem.
Dividir a partida com amigos significa que cada um pode se especializar dentro da equipe. Alguns equipamentos permitem que o jogador cure seus aliados, enquanto outros aumentam o dano causado por ataques à distância. Assim, o time possui mais chances de vitória.
A parte estética do jogo é profundamente inspirada em Minecraft. Já a jogabilidade é enraizada nos dungeon-crawlers, com visão superior em terceira pessoa, itens que aparecem pelas fases e não podem ser criados e outras características do gênero. Usar um joystick é a melhor maneira de jogar Minecraft Dungeons, mas a gameplay se adapta bem ao mouse, que
Segundo David Nisshagen, a ideia para Minecraft Dungeons surgiu de um time de programadores que tentava adaptar Minecraft para o Nintendo 3DS. "Nós precisávamos simplificar Minecraft para que o código pudesse funcionar no 3DS. Os desenvolvedores começaram a pensar sobre o que compõe a base de Minecraft, e as características se encaixavam em um dungeon-crawler. Todos os envolvidos são apaixonados por esse estilo de jogo, e a ideia foi surgindo aos poucos, a partir de uma dificuldade técnica", conta.
Vale ressaltar que Minecraft Dungeons tem previsão de lançamento para o dia 26 de maio no PC, PlayStation 4 (PS4), Xbox One e Nintendo Switch. A pré-venda já está disponível no PC, pelo preço de US$ 20 (cerca de R$ 102, em conversão direta e sem impostos), e no Xbox One, por R$ 75.
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