Às vezes pode parecer que as fotos "sumiram" do backup do Google Fotos, mas há algumas dicas para recuperar as imagens salvas na nuvem do celular. O Google anunciou nesta terça-feira (30/6) que interromperá a sincronização automática no aplicativo para Android e iPhone (iOS) para fotos recebidas em apps de mensagens, como WhatsApp, Instagram e Messenger. A medida tem o objetivo de preservar recursos de rede diante do aumento de envio de fotos nas redes sociais durante a pandemia.
Se você notou a ausência de alguma foto do WhatsApp no Google Fotos nos últimos dias, pode ser em razão dessa medida. Mas as imagens podem sumir do aplicativo por outros motivos, então a lista a seguir traz algumas dicas com soluções para encontrar fotos que "desapareceram" da galeria do Google. Confira a seguir como recuperar arquivos no Google Fotos pelo celular.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Ativar backup das pastas manualmente
É possível que a pasta de fotos recebidas por mensageiros não esteja com backup automático ativado por conta da nova configuração do Google Fotos. Se esse for o motivo pelo qual você não consegue acessar fotos na galeria do Google, você pode realizar o backup manual destas pastas. Para isso, acesse a aba "biblioteca", toque sobre a pasta "WhatsApp Images" e ative o backup e sincronização automáticos na chave na parte superior da tela.
2. Conferir a conta cadastrada no app
Verifique se a conta cadastrada no aplicativo é a mesma no qual a opção de sincronização e backup está ativada. Conferir o login é um passo importante, já que as imagens salvas podem ter sido sincronizadas a partir contas diferentes e, se esse for o caso, o acesso às imagens só poderá ser feito a partir da conta em questão.
Para verificar a conta de login do aplicativo, toque sobre a foto de perfil no canto superior direito da tela e confira o endereço de e-mail cadastrado. Se a conta onde a foto foi salva for diferente, você pode acessar ou adicionar outra conta do Google nesta seção, para verificar as imagens.
3. Ver se o backup do celular está ativo
Vale checar se a opção de "Backup e sincronização" está ativada. Se ela estiver desativada, as fotos do dispositivo não serão salvas automaticamente no Google Fotos, o que pode incluir as imagens recebidas pelo WhatsApp e fotos tiradas pela câmera do celular.
Com a opção desativada, as fotos do dispositivo não fazem upload e não podem ser vistas no Google Fotos. Para ativar o backup, toque sobre sua foto no canto superior direito na tela e, logo depois, sobre "Ativar backup".
4. Verificar se a foto não está na lixeira
Você também pode verificar a lixeira do aplicativo, caso tenha excluído a foto acidentalmente enquanto explorava as imagens do app. Para isso, toque sobre "Biblioteca", no canto inferior direito da tela, e selecione "Lixeira". Confira se a foto perdida está na lixeira: se estiver, toque sobre ela e assinale a opção "Restaurar". Vale lembrar que imagens deletadas são excluídas permanentemente do app após 60 dias.
5. Acessar as fotos arquivadas no app
Também é interessante ve
Para desarquivar uma foto, toque sobre ela e acesse o menu de opções do canto superior direito da tela. Em seguida, escolha a opção "Desarquivar". A foto voltará para o local de antes, na galeria do Google Fotos.
Via Google
Como ganhar dinheiro com o Google? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Google lança nova extensão de bookmark para salvar links no Chrome
- Dicas para jogar South Park: Phone Destroyer no Android e iPhone
- Conheça o Elephone, smart com Android Lollipop e Windows 10
- Novo trailer de F1 2017 traz disputas com carros clássicos e atuais
- PS4 terá novos controles voltados para os eSports e com mais botões
- Soundbar JBL SB160 vale a pena? Veja ficha técnica e preço do modelo
- Como apagar gravações de voz da Siri no iPhone
- Patreon: saiba como funciona o financiamento na plataforma
- Como desbloquear o Moto G 4 Plus com um dispositivo Bluetooth
- Como comprar o ingresso virtual da BlizzCon e acessar o WoW Classic