No competitivo de jogos como Free Fire, FIFA 20 e DotA 2, alguns jogadores profissionais acabaram ultrapassando os limites da educação e respeito e foram punidos por suas atitudes. O cenário competitivo de esports, assim como nas modalidades tradicionais, tem normas que devem ser respeitadas pelos players, e as regras valem para os amadores e os atletas que já foram campeões mundiais. Veja, a seguir, jogadores e times que venceram torneios internacionais e depois acabaram banidos de jogos, torneios ou plataformas de streams. A lista tem o brasileiro Everton "UBiTa" Lima, que venceu o Streamers Showdow de Free Fire em 2019 e atualmente está banido por tempo indeterminado.
Johan "N0tail" Sundstein
Johan "N0tail" Sundstein, jogador profissional dinamarquês de DotA 2, foi banido por tempo indeterminado da Twitch TV em dezembro de 2019 enquanto realizava uma live de Natal. A plataforma não revelou a justificativa para a tomada da decisão oficial, no entanto, fãs acreditavam que o uso de palavras homofóbicas poderiam ter levado a suspensão do pro player. Johan foi campeão das edições de 2018 e 2019 do The International.
Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Everton “UBiTa” Lima
O pro player brasileiro de Free Fire foi suspenso por tempo indeterminado dos torneios da Garena em março de 2020. Na época, em comunicado oficial publicado no Instagram, a paiN Gaming anunciou também o desligamento de "UBiTa" da organização. A infração cometida pelo atleta aconteceu durante uma transmissão ao vivo de Free Fire, após o mesmo disparar ofensas e ameaças contra outros jogadores. Everton ganhou visibilidade nos competitivos de Free Fire após sua vitória no Free Fire Pro League Season 2 pela New X em julho de 2019 e depois de vencer o torneio internacional Streamers Showdow, na Tailândia.
Newbee
A organização Newbee teve sua equipe de DotA 2 banida para sempre das ligas competitivas da Associação Profissional Chinesa, em maio de 2020. A medida justificou-se pela manipulação de resultados (match fixing). Os jogadores Xu "Moogy" Han, Yin "Aq" Rui, Wen "Wizard" Lipeng, Yan "Waixi" Chao e Zeng "Faith" Hongda, além de terem sido removidos da associação, também foram expulsos dos próximos campeonatos chineses. A Newbee ganhou destaque e reconhecimento no cenário de DotA 2 quando conquistou o título do The International de 2014.
Ryan "FChamp" Ramirez
Em junho de 2020, o campeão estadunidense de Ultimate Marvel vs. Capcom 3 na Evolution Championship Series 2012 foi banido de todos os torneios oficias da Capcom. A decisão aconteceu após "FChamp" publicar em seu Twitter uma foto de uma melancia junto da hashtag #WatermelonLivesMatter, ou seja, "Vidas das Melancias Importam, em alusão ao movimento #BlackLivesMatter. A referência ao fruto tem conotação racista.
Filipino Champ é mundialmente conhecido na comunidade jogos de luta e chegou ao auge em 2012 após conquistar o título da Evolution Champion Series (EVO) no torneio de Ultimate Marvel Vs Capcom 3. Agora, FChamp está banido por tempo indeterminado dos eventos produzidos pela Capcom por violar o código de conduta dos jogadores.
Kurt "Kurt0411" Fenech
Essa é uma excessão da lista, já que o jogador Kurt "Kurt0411" Fenech não chegou a ser campeão, e sim semifinalista da FIFA World Cup 2018 no Xbox One. Em fevereiro d
Via Forbes, Forbes, Liquipedia, Liquipedia, Looper, The Atlantic, ESPN, ESPN, Instagram, Sea Ing e Garena.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- League of Legends (LoL) e TFT recebem patch 11.5; veja atualização
- CS:GO: AVANGAR vence FURIA e conquista a DreamHack Open Rio 2019
- Novo veículo em GTA 5 quebra física do jogo e causa problemas bizarros
- Desafios do Fortnite: semana 6 da Temporada 6; como completar todos
- Wi-Fi pode ser usado para detectar objetos dentro de bolsas e mochilas
- Como abrir o Nexus 5?
- Apple libera atualização do iOS que conserta ringtones 'desaparecidos'
- Batman Arkham Origins entra na retrocompatiblidade do Xbox One
- Como aplicar wallpapers personalizados no PlayStation 4
- Letterboxd: como usar a rede social de filmes