O TikTok foi o aplicativo para celular mais baixado no mês de agosto em todo o mundo, considerando as instalações realizadas pela Google Play Store, loja de apps do Android, e pela App Store, loja do iPhone (iOS). As informações são de relatório divulgado nesta terça-feira (8) pela consultoria SensorTower, site que analisa atividades e crescimento de aplicativos. Segundo o estudo, o crescimento do TikTok vem acompanhado do app de videoconferências Zoom e do Facebook na segunda e terceira posição, respectivamente.
O TikTok, famoso app de vídeos curtos que faz sucesso principalmente entre o público jovem, teve mais de 63,3 milhões de downloads em agosto e configurou mais uma vez a primeira posição de apps mais baixados. A rede social já havia conquistado o primeiro lugar em meses anteriores e é o app com maior número de instalações em celulares Android e iPhone desde janeiro deste ano, perdendo a posição apenas para o Zoom no mês de abril.
No top 10 mundial ainda estão o Zoom, em segundo lugar com mais de 52 milhões de downloads, seguido do Facebook, Instagram, WhatsApp e o app de videoconferência Google Meet. Em seguida completam o ranking o Snack Video — app de vídeos engraçados similar ao TikTok —, Messenger, Snapchat e, por último, o Telegram.
Já o MX TakaTak apareceu pela primeira vez entre os apps mais baixos na Play Store em agosto, também com uma proposta similar à do TikTok. O crescimento no número de downloads de aplicativos deste tipo pode estar relacionado ao fato de que a Índia era a maior consumidora do TikTok no mundo, segundo dados do relatório de junho da SensorTower, representando cerca de 18,8% dos downloads do app de vídeos curtos no mundo.