O PlayStation 5 (PS5) chegou oficialmente ao Brasil nesta quinta-feira (19), com uma semana de atraso no lançamento em comparação a países como Estados Unidos, Canadá e Japão. Na hora da compra, os consumidores podem optar por duas edições: uma com leitor de Blu-ray, pelo preço sugerido de R$ 4.699, e outra totalmente digital, sem o driver de discos, por R$ 4.199. Os consoles ficaram mais baratos após aprovação de uma redução de 10% no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), uma das taxações que incidem sobre a comercialização de videogames no Brasil.
Um dos grandes destaques do PS5 está no seu controle, o DualSense, que investe nas tecnologias de feedback háptico e gatilhos adaptáveis para oferecer uma experiência tátil única, variável conforme o que acontece nos games. A ideia é que o joystick transmita diversas sensações, como, por exemplo, o tipo de textura em que um personagem pisa e a resistência de um arco e flecha. Uma demonstração do uso do DualSense está em Astro’s Playroom, um game desenvolvido pela Team Asobi que já vem pré-instalado em todas as unidades do console.
Alguns jogos seletos do PS4, quando rodados no PS5, podem aproveitar o chamado Game Boost. O recurso oferece suporte a uma maior velocidade de carregamento, além de melhores taxas de quadros por segundo e resolução dinâmica até 4K.
Lançamento marcado pela falta de estoque
Em razão da alta demanda e dos problemas logísticos impostos pela pandemia do coronavírus (Covid-19), o PS5 já se encontra indisponível não apenas nas principais lojas do Brasil, mas também do mundo. Além disso, para evitar aglomerações, filas e acampamentos, comuns aos lançamentos de consoles, a Sony determinou que apenas lojas online poderiam comercializar a sua nova plataforma.
Grandes redes, como Amazon, Americanas, Magazine Luiza, Ponto Frio e Casas Bahia, iniciaram a pré-venda do console no fim de setembro, e as unidades vendidas começaram a ser enviadas já nesta semana. A Amazon, inclusive, chegou a antecipar a data estimada de entrega para vários consumidores, que foram contat
... ados via e-mail.
Em entrevista ao site BBC, Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment, garantiu que a empresa está empenhada em reabastecer o mercado antes do Natal. Porém, ainda não há uma previsão exata de quando os novos lotes chegam ao Brasil.